Alunos do Ensino Médio do Arqui participaram da  Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)

Alunos do Ensino Médio do Arqui participaram da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)

Paulo Adolfo

02 Junho 2017 | 12h11

Alunos do Colégio Marista Arquidiocesano participaram da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) –  que tem apoio da UNESCO – e tiveram desempenho interessante.

A Olimpíada, que é destinada para alunos do Ensino Médio, é composta por três fases: a primeira com 30 testes de múltipla-escolha abordando todo o conteúdo de biologia; a segunda fase com 100 testes de múltipla-escolha, abordando o mesmo conteúdo da Fase 1 e a terceira fase, que acontece em esfera internacional, ocorrerá em julho na Inglaterra e em setembro em Portugal.

Quatro alunos Maristas foram aprovados para a segunda fase e para tal contaram com a ajuda dos docentes de apoio Douglas Rene Rocha da Silva e Ana Carolina Adinolfi Xavier.

Confira abaixo o depoimento dos alunos sobre a importância de participar de eventos como esse:

“O motivo de participar da Olimpíada é majoritariamente encontrar o que a disciplina de Biologia oferece no Ensino Médio, ou seja, que tipo de informação é vinculada ao estudo da vida. Havia na competição estudantil contextualizações nas questões e casos nos quais os enunciados apresentavam situações do cotidiano ou mesmo situações de técnicas laboratoriais, unindo aspectos práticos e teóricos”, por Sen Chai.

“A principal motivação para a minha participação foi o desejo de conhecer experiências novas, desenvolver minhas habilidades na área de Biologia e adquirir novos conhecimentos. Foi uma experiência muito valiosa na qual pude lidar com desafios que não estou acostumada e questões que envolvem conteúdos não tão abordados no cotidiano escolar. Além disso, a prova foi um treino para futuros vestibulares que prestarei”, por Ana Sendai.

“A minha motivação para realizar a prova teve a ver com testar a minha capacidade, perceber até onde poderia chegar e o quanto sabia sobre o conteúdo de Biologia, apesar de preferir matérias de Exatas. Eventos assim são importantes porque os alunos mais interessados podem se avaliar e se direcionar melhor”, por Ricardo Ribeiro.

“Eu sou apaixonado pelo estudo da Biologia, da Medicina e isso me motivou a realizar a prova que enriqueceu muito a minha noção nessas áreas. Acho de tremenda importância esses eventos que promovem estudo sem obrigação!”, por Johann Pereira V. Costa.