Colégio Ítaca
07 de abril de 2015 | 12h19
Trazer a questão da sustentabilidade para a sala de aula pode não apenas despertar no aluno a consciência acerca da importância de se olhar criticamente para as iniciativas sustentáveis que ocorrem à nossa volta, como também promover atitudes de maior preocupação com o meio ambiente.
Algumas pequenas ações podem fazer toda a diferença no que diz respeito a ser ou não sustentável. Vejamos algumas iniciativas relacionadas aos resíduos gerados aqui no Ítaca.
Outra iniciativa importante é a adesão da escola a dois projetos. O primeiro, de uma empresa fabricante de produtos de limpeza, visa a coletar esponjas de cozinha usadas. Apesar de serem plásticas, essas esponjas não podem ser colocadas junto a outros materiais recicláveis, pois estão contaminadas com gordura e bactérias. Além da preocupação com o descarte adequado do produto, o trabalho envolve uma questão social, pois as esponjas enviadas convertem-se em pontos, que se transformam em dinheiro a ser doado a uma instituição.
A outra ação, ligada a um fabricante de instrumentos de escrita, recicla canetas, lápis, borrachas, apontadores e lapiseiras usados, direcionando esse material à produção de diversos itens, como lixeiras, bancos etc.
Ser sustentável, portanto, impõe mudanças de atitude e do modo como olhamos para o mundo em que vivemos. Colocar a mão na massa e buscar soluções para que nossa pegada no planeta seja leve é um bom começo, não acha?Como se vê, lugar de lixo nem sempre é no lixo, afinal o que não serve mais para algumas pessoas para outras pode ser matéria-prima, adubo e até ganha-pão.
Texto: Profª Cecília Arruda (Sustentabilidade – EF2)
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.