PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

E, então, o Fórum!

   

Por Colégio Ítaca
Atualização:

 

E, então, o Fórum: a partir dos questionamentos dos estudantes do 1º EM em relação ao que viram e viveram e dos consequentesregistros fotográficos (ver texto anterior), o trabalho de campo no Vale do Ribeira proporcionou um largo e profundo debate sobre temas como identidade e cultura quilombola, produtividade e consumismo e sustentabilidade.

PUBLICIDADE

Assim, com a participação das três turmas do Ensino Médio - incluindo o segundo e terceiro anos que já haviam vivenciado tanto a viagem quanto a experiência de fórum -,a discussão das inquietações trazidas pelo campo tomou fôlego, dialogando, inclusive, com temas abordados em aulas das mais diversas disciplinas.

E os ganhos foram além das reflexões sobre os conteúdos abordados:falar ao microfone, pedir a vez e a voz, escutar para ratificar ou retificar, propor, avaliar, articular pensamentos com clareza na frente de mais de uma centena de pessoas, conduzir as discussões de modo a não haver monopólios de fala etc... Todos ensaios que farão diferença em várias situações da vida.

Acima, alguns m0mentos do Fórum 2015.

Fecha-se um ciclo, uma sequência pedagógica, mas certamente muitas raízes fincaram-se e certamente isso frutificará em outras reflexões, olhares e ações vida afora. Esse é um dos primordiais papéis da educação.

Publicidade

Texto: Mercedes de Paula Ferreira (Direção Pedagógica EM) e Maurício Costa Carvalho (Geografia EM)

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.