Durante o 3º bimestre de 2015, as disciplinas de Linguagens Audiovisuais (Cinema) e de Redação trouxeram à tona alguns assuntos para estes alunos através de filmes, documentários e seminários que mexeram com as emoções dos pequenos escritores e cineastas em formação.
Ao assistir a documentários como "Fed Up" e "Muito além do peso" o tema da educação alimentar e da obesidade infantil trouxe para a turma questionamentos não só sobre qual seria o papel dos pais e da escola na alimentação das crianças, mas também sobre qual o peso da responsabilidade dos próprios fabricantes de alimentos e da mídia, ao dificultar a compreensão do público a respeito das informações nos rótulos dos alimentos mais gordurosos e ricos em açúcares, por exemplo.
Filmes como "Tomboy" e "Mary & Max" despertaram, ainda, o interesse em olhar o outro como eles gostariam de ser olhados, de ter pelo outro a preocupação que gostariam que tivessem por eles, mas também levantaram questões sobre as diferenças físicas e pessoais de cada um e ajudaram a pensar em como estariam expondo os próprios colegas a situações desconfortáveis em alguns momentos, mesmo sem querer.
Ao pensar o próprio corpo e as imposições da mídia sobre ele, os alunos trouxeram pra roda de discussão assuntos como aceitação, bullying e cyberbullying e se sentiram não apenas à vontade, mas até mesmo no dever de se expor e contar suas histórias e repensar atitudes, eventualmente.
No meio desse turbilhão de discussões, textos críticos, resenhas e seminários, o projeto surpresa do 4º bimestre de Linguagens Audiovisuais - Cinema realizou-se e os alunos foram convidados a transformar suas angústias em documentários de curta-duração: com pesquisa sobre os temas escolhidos, introdução teórica, compilações de entrevistas, fechamento e argumentação final com respostas ou novas indagações surgidas no processo... tudo isso com duração máxima de 10 minutos.
Temas escolhidos: o bullying e o cyberbullying (pela ótica de quem sofre e também o de quem comete), o altruísmo (o que é e onde se esconde), a educação alimentar e a obesidade infantil, a desigualdade social no Brasil, as relações de dinheiro e poder na sociedade e a imposição da beleza pela mídia!
Criaram-se belíssimas introduções de defesae, seguiu-se todo o processo com muita dedicação e vontade. Resultados? Excelência. Também criaram cartazes com o mote principal dos documentários e "instigaram", no evento Expressão, corpo e cultura, o público a assistir. Sucesso total.
O ano de 2015 foi o terceiro do curso de Linguagens Audiovisuais para os alunos do Colégio Ítaca e pudemos perceber, como muito bem defende o cineasta Carlos Gerbase[1] (2013), que "a interdisciplinaridade é o Santo Graal da vida acadêmica contemporânea: todos a desejam e procuram, mas ela é muito difícil de ser achada. Nós a procuramos como os membros do grupo Monty Python: a pé, montados em cavalos imaginários, batendo cocos para imitar o som do trote. Mas sempre em frente. E o resultado prova ser possível, dessa maneira, transformar projetos em realidade, com confiança, parceria e troca entre professores idealistas, disciplinas assertivas e alunos interessados. É possível esse "Santo Graal" de vez em quando e incentivar outros e não deixá-lo cair no chão.
[1] GERBASE, CARLOS. Apresentação. In: MELLO, Ana Maria Lisboa. et al. Literatura e cinema: encontros contemporâneos. Porto Alegre: Dublinense, 2013.
Texto: Professora Yanaí Mendes (Linguagens Audiovisuais, EF2)