Angústia e desamparo em “A revolta” e “O grande inquisidor”, capítulos de Os irmãos Karamázov Rodrigo Mortara Almeida (3º EM) Dostoievski. Ao fim do primeiro bimestre de 2016, Rodrigo Mortara, aluno do 3º Ano do Ensino Médio, propôs realizar um trabalho acerca de Os irmãos Karamázov. Disse-me que lera o livro durante as férias e
Atenção alunos e ex-alunos do Ítaca! No dia 11/06 acontecerá a terceira edição do Festival de Música do Ítaca! As inscrições só vão até o dia 31 de Maio. Vocês podem concorrer com: Músicas Inéditas (alunos e ex-alunos), Instrumentais e Cover (apenas Alunos). E ainda tem a indicação de melhor intérprete e melhor instrumentista entre
A cidade é muito mais do que um palco onde a humanidade atua. Por trás do aparente caos em que vivemos, existe uma lógica bastante articulada que vai moldando os espaços das cidades em todo mundo à imagem, semelhança, necessidades e possibilidades do produtivismo industrial, do consumismo, da acumulação. Ao mesmo tempo, esse mundo urbano
Em tempos de relações líquidas, de rapidez, fluidez envernizada, efemeridades e opiniões definitivas em 140 toques, qual o espaço da escrita, movimento de permanências, lentidões, reflexões, refazimentos? Ao refletirem a respeito, os alunos do 1º EM foram convidados a dizer o ato de escrever, a traduzir a essência desse ato. Estavam em boa companhia, o
“O que é uma fazenda?” nos perguntava o agricultor Paulo, da estância Demétria, em Botucatu. “Um pedaço de terra?” responderam… e se disséssemos ser “um pedaço da Terra?” Há alguma diferença? Entender-se como parte da Terra envolve um posicionamento ético que emerge não das especulações lógicas e racionais, mas da percepção do mundo através de
Continuando a brincadeira com as palavras, Cinestesia é o conjunto de sensações pelas quais são percebidos os movimentos musculares do corpo humano, cujos estímulos provêm do próprio organismo. Sabe assim, quando algo incomoda tanto, mas tanto, que mesmo quando você não quer fazer nada a respeito, alguma coisa dentro de você não te deixa parar
Hoje, 8 de março, nós, do Coletivo Feminista Ártemis, do Colégio Ítaca, transformamos a escola em espaço de resistência e luta. O Dia Internacional da Mulher, inicialmente criado como memória às trabalhadoras fabris estadunidenses queimadas em um incêndio em seu local de trabalho, ao lutarem pelos seus direitos, foi tomando grandes proporções, englobando movimentos internacionais,
Por iniciativa do Estadão e da TV Estado aconteceu, na Casa do Saber, a primeira edição do debate “Põe na roda”, que convida estudantes de diversas escolas da cidade de São Paulo a discutirem temas relevantes da atualidade. Nesse primeiro debate, em 23/2, Rodrigo A. Mortara, aluno do Ítaca, teve a oportunidade de conversar com
Olá, estamos de volta. Depois de um merecido descanso vamos nos encontrar novamente neste espaço. Neste nosso retorno, o texto do professor João Furtado descortina a importância da experiência teatral na escola. Abrindo-se as cortinas Ao se trabalhar a linguagem teatral no processo de formação de um indivíduo, alguns aspectos normalmente saltam aos olhos, como,
No imaginário popular, o amor pode estar presente nas curvas dos morros, nas pedras dos caminhos, nos rios, nas ruas… e até nas vielas das estradas mineiras que levavam escravos e desbravadores ao ouro e ao diamante. Chica da Silva sonhava com João Fernandes, quando buscava, num mapa pendurado na parede de seu palácio, diminuir a