Abordagem Pikler-Lóczy

Abordagem Pikler-Lóczy

Colégio Friburgo

23 Novembro 2015 | 11h43

A Rede Pikler-Lóczy Brasil, em parceria com o Colégio Friburgo/ Casinha Pequenina, realizou no dia 14 de novembro, no Hotel Hilton, duas palestras para 550 educadores do Brasil interessados na primeira infância.
“Criando relacionamentos de confiança mútua entre crianças e adultos” e “Reflexões sobre o papel do educador na primeira infância” foram as pautas das palestrantes Anna Tardos, filha de Emi Pikler, e Agnès Szanto Feder.

b64a6106937eecd18b21d58b9105fccb
Emi Pikler fundou, no final da 2ª guerra mundial, o orfanato de Loczy, que abrigava orfãos em Budapeste. A Instituição cresceu e é referência de educação no mundo inteiro.
Emi aprofundou sua teoria com a filha Anna. Estar em contato com ela foi muito especial por ver e sentir “in loco” a teoria posta em prática.

01da1c63-e5f5-4873-9ad4-27839fa56c30
A Abordagem Pikler-Lóczy é uma pedagogia para crianças de 0 a 3 anos desenvolvida pela médica Emi Pikler que tem como princípios fundamentais o reconhecimento do bebê como um indivíduo, o desenvolvimento da autonomia, a construção do “eu” através da brincadeira iniciada pela própria criança e da liberdade de movimentos.

edabe91ff67fbfa8b5b51828fde2906b
As crianças que cresceram segundo esta abordagem tiveram o seu desenvolvimento motor, cognitivo e emocional excepcionalmente saudável, o que foi demonstrado através de pesquisas longitudinais.
O núcleo de desenvolvimento profissional da Casinha Pequenina/ Colégio Friburgo, organizou uma sequência de encontros com Vera Melis onde as professoras da Casinha puderam aprender sobre a Abordagem e aprofundar o conhecimento sobre a Primeira Infância.
O evento foi o ápice do projeto que culminou com o encontro dessas duas experts no assunto que só fez engrandecer todo o conhecimento adquirido.

7386fb53b8de902e4270f11209076c70

Anna Tardos é psicóloga, seguiu carreira profissional no Instituto Pikler-Lóczy, onde chegou ao cargo de diretora e exerceu esta função por muitos anos. Foi professora de psicologia na Universidade de Budapeste. Publicou cerca de 70 artigos em revistas e obras científicas. É coautora de quatro filmes sobre diversos aspectos do desenvolvimento de bebês e crianças pequenas. Hoje é presidente da Associação Húngara Pikler-Lóczy e continua divulgando esta abordagem pelo mundo através de palestras, cursos e seminários.

Agnès Szanto Feder é psicóloga de origem húngara naturalizada francesa, mestra e doutora pela universidade de Paris VIII, atuou por muitos anos como consultora de escolas de educação infantil na França. Atualmente é professora universitária e vice-presidente da Associação Pikler-Lóczy da França. Autora do livro Una mirada adulta sobre el niño em acción.