Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Quando não se pode calar

Professor de História, inúmeras vezes busquei ouvir os antigos e, outras tantas vezes, nestes dias coléricos, conclui que é bem melhor ter paz do que razão.

PUBLICIDADE

Por Colégio FAAP
Atualização:

Mas existem princípios pétreos e, o maior dentre eles, se refera à sacralidade da educação.

PUBLICIDADE

Jamais estaria falando de "vacas consagradas" por ideologias, muito menos de princípios pedagógicos imutáveis, uma vez que educar é processo, é uma dinâmica constante e tão vívida quanto a própria vida.

Se para nós, educadores, uma avaliação mal feita que prejudique um aluno é motivo de revolta, como nos calarmos ante o tratamento pouco sério com que a nossa cultura encara a educação sob todos os vieses?

Antes que um incauto leitor (incauto por ler, não por não entender o lido) diga que, ultimamente, o que levou as multidões às ruas foi a educação, replico que ninguém deveria ir às ruas para defender o inatacável!

Não existe hipótese, ao se tratar de educação, de respingos eleitoreiros, de aproveitamentos de ocasião, de bandeiras políticas travestidas de educador, ou seja,jamais podemos falar do futuro com parcialidade, menosprezo e leviandade.

Publicidade

Pode haver alguma dúvida de que qualquer projeto civilizatório começa ou termina na educação?

Até quando seremos obrigados a ocupar as últimas posições nas estatísticas educacionais internacionais?

Governos e tudo que os gravita e pretensas oposições deveriam ter em mente o que os ditos civilizados fizeram e fazem pelas suas políticas educacionais. Como a figura do professor é vista, protegida, prestigiada e acarinhada. Como as suas políticas educacionais não navegam ao sabor de contextos e interesses menores.

Se dizem os céticos que o medo criou Deus, nós educadores sabemos que a esperança criou a educação!

 

Professor Henrique Vailati Neto é diretor do Colégio FAAP - SP. Formado em História e Pedagogia, com mestrado em Administração. É professor universitário nas disciplinas de Sociologia e Ciência Política. Tem quatro filhos e quatro netos.

Publicidade

 

Troque ideia com o professor: col.diretoria@faap.br

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.