PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Os limites insuspeitáveis da educação

De tanto ver aventureiros travestidos de educadores, acabamos por temer ousar e, por não saber diferenciar ousadia de aventura, corremos o grave risco de nos conformar com um mesmismo conservador e anacrônico. Num mundo que opera no nanosegundo das redes digitais, qualquer descompasso conduz a escola, mais do que à morte, a um desserviço educacional.

Por Colégio FAAP
Atualização:

Repensar a sala de aula e seus corolários sem que se façam adaptações canhestras, sem que se vista de novo o muito antigo, não é tarefa simples nem pouco arriscada. Resistências das mais diversas origens ameaçam o educador e põem em risco ações responsáveis e plenamente comprometidas com a educação.

Quantos projetos sérios não foram anulados por oposições reacionárias? Da mesma forma, quantos embustes comerciais não criaram modismos vazios de seriedade?

Quando a equipe pedagógica do Colégio FAAP, apoiada pelo corpo docente, assumiu suspender uma semana de aula para criar a primeira Semana do Colégio alguns foram contra: perder uma semana de aulas e de conteúdos?

Semana do Colégio FAAP foi realizada entre os dias 22 e 26 de abril ( Foto: Fernando Silveira / FAAP)

PUBLICIDADE

 

Hoje, 26/4, celebrando a Nona Semana do Colégio, assistimos, mais uma vez, a nossa escola sendo assumida pelos alunos e culminando numa ação social externa. Uma competição de integração e solidariedade da comunidade escolar onde a lição final é uma demonstração inequívoca do que jovens são capazes, quando têm a possibilidade de criar.

Se os nativos digitais são taxados de mais comodistas e irresponsáveis, a culpa maior, talvez, seja de nós, mais velhos, que não lhes damos suficiente crédito, que não lhes abrimos o espaço vital que extrapola os estreitos limites das salas de aula enquanto limite pedagógico.

 

Professor Henrique Vailati Neto é diretor do Colégio FAAP - SP. Formado em História e Pedagogia, com mestrado em Administração. É professor universitário nas disciplinas de Sociologia e Ciência Política. Tem quatro filhos e quatro netos.

 

Troque ideia com o professor: col.diretoria@faap.br

 

Confira algumas fotos da Semana do Colégio 2019, que agitou o campus da FAAP com diversas atividades:

[gallery columns="4" size="full" ids="945,944,943,942,941,939,938,937,935,934,955,954,953,952,951,949"]

Fotos: Fernando Silveira e Aline Canassa / FAAP

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.