Repensar a sala de aula e seus corolários sem que se façam adaptações canhestras, sem que se vista de novo o muito antigo, não é tarefa simples nem pouco arriscada. Resistências das mais diversas origens ameaçam o educador e põem em risco ações responsáveis e plenamente comprometidas com a educação.
Quantos projetos sérios não foram anulados por oposições reacionárias? Da mesma forma, quantos embustes comerciais não criaram modismos vazios de seriedade?
Quando a equipe pedagógica do Colégio FAAP, apoiada pelo corpo docente, assumiu suspender uma semana de aula para criar a primeira Semana do Colégio alguns foram contra: perder uma semana de aulas e de conteúdos?
Hoje, 26/4, celebrando a Nona Semana do Colégio, assistimos, mais uma vez, a nossa escola sendo assumida pelos alunos e culminando numa ação social externa. Uma competição de integração e solidariedade da comunidade escolar onde a lição final é uma demonstração inequívoca do que jovens são capazes, quando têm a possibilidade de criar.
Se os nativos digitais são taxados de mais comodistas e irresponsáveis, a culpa maior, talvez, seja de nós, mais velhos, que não lhes damos suficiente crédito, que não lhes abrimos o espaço vital que extrapola os estreitos limites das salas de aula enquanto limite pedagógico.
Professor Henrique Vailati Neto é diretor do Colégio FAAP - SP. Formado em História e Pedagogia, com mestrado em Administração. É professor universitário nas disciplinas de Sociologia e Ciência Política. Tem quatro filhos e quatro netos.
Troque ideia com o professor: col.diretoria@faap.br
Confira algumas fotos da Semana do Colégio 2019, que agitou o campus da FAAP com diversas atividades:
[gallery columns="4" size="full" ids="945,944,943,942,941,939,938,937,935,934,955,954,953,952,951,949"]