Coerentes com nossa orientação às famílias de refletirem sobre o ano letivo que se encerra, a equipe pedagógica do Colégio FAAP, vencidos os Conselhos de Classe, lançados os fundamentos das mudanças planejadas para 2019, vem fazer sua análise de 2018.
Num balanço parcial, quase 90% de nossos formandos já lograram entrar nas faculdades que almejavam: restam, apenas, aquelas cujas provas ainda não aconteceram.
Nessa mesma linha de reflexão, os índices de recuperação dos alunos aumentaram e, portanto, as reprovações diminuíram, o que atesta a eficácia de nossos instrumentos de reforço de carências de base: só tendo ensino médio, recebemos alunos de várias origens, com carências distintas e que pedem uma individualização cuidadosa de tutoria pedagógica.
No entanto, nessa retrospectiva, o que mais nos alegrou foi a constatação de que, neste ano de 2018, o índice de conflitos e de ruídos de comunicação na comunidade escolar foi irrisório - dado que confirma uma cultura de cordialidade e de diálogo.
Assim, nosso natal chegou antes e foi pródigo em dádivas!
Mas, na educação, como em algumas outras áreas, a sensação constante do não cumprimento da totalidade do dever é um incômodo, pois, quando se fala em formar seres humanos, as incertezas do futuro que se mostram na complexidade deste presente sempre nos obrigam à duvida perene da paternidade: será que não esquecemos de nada na bagagem de nossos filhos para a viagem da vida?
Dúvida sagrada que ilumina e motiva o educador!
Professor Henrique Vailati Neto é diretor do Colégio FAAP - SP. Formado em História e Pedagogia, com mestrado em Administração. É professor universitário nas disciplinas de Sociologia e Ciência Política. Tem quatro filhos e quatro netos.
Troque ideia com o professor: col.diretoria@faap.br