Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

O eternamente novo retornar

Os maiores desafios /incentivos mágicos da educação se baseiam no fato de que ela jamais se repete. O fluir constante das novas gerações obriga ao educador a perene renovação, sob o risco de ser atropelado pela história e perecer pelo anacronismo. A cada novo ano, uma lufada de ar oxigenado vem incentivar e animar para a luta mais essencial da vida.

PUBLICIDADE

Por Colégio FAAP
Atualização:

Assim, no limiar dessa aurora de esperança, reunimos nossa equipe para os últimos retoques do reinício. Mesmo porque, retomando o que já muito dissemos, educar deve se basear no "princípio da bicicleta". Se pararmos, cairemos uma queda que atinge a muitos de forma profunda e, muitas vezes, inexorável. 

PUBLICIDADE

Retornar de um recesso quando inúmeras e sombrias variáveis nos ameaçam, será uma prova efetiva para a seriedade dos projetos pedagógicos. Qualquer arquitetura educacional que não se fundamentar em princípios sólidos que alicercem e orientem didáticas e conteúdos é, no mínimo, construção vazia, inconsequente e criminosa. O navegar casuístico e mercadológico de muitas "aventuras pedagogizantes" tem custado prejuízos inestimáveis, pois atingem o mais vital e precioso patrimônio de uma sociedade: vender descartáveis da moda em educação é crime de lesa humanidade. 

O desabafo, acima, é produto de uma série de fatos que, tornando a educação uma mercadoria apenas lucrativa (jamais se pode minimizar a educação como honestos empreendimentos), deixam à margem uma educação que deve ser filha legítima de seu tempo, arrojada, mas sem aventuras e fantasias de vitrine! 

Muito atenta ao inesperado e para ele planejada, nossa equipe traz à nossa comunidade escolar a garantia de que nossos princípios educacionais não serão abalados pela dinâmica muitas vezes cruel dos fatos e, muito menos, negociados ao sabor das variações do mercado.

 

Publicidade

Professor Henrique Vailati Neto é diretor do Colégio FAAP - SP. Formado em História e Pedagogia, com mestrado em Administração. É professor universitário nas disciplinas de Sociologia e Ciência Política. Tem quatro filhos e quatro netos.

 

Troque ideia com o professor: col.diretoria@faap.br

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.