O consórcio com a universidade e a inovação pedagógica

O consórcio com a universidade e a inovação pedagógica

Colégio FAAP

25 Maio 2018 | 10h00

Nascido em berço universitário, o Colégio FAAP desfruta da condição ímpar de poder contar, em seu currículo, com conteúdos ministrados por professores das faculdades da instituição.

Tal simbiose permite tanto o ingresso antecipado na vida acadêmica, quanto um direcionamento profissional mais seguro, bem como experiências didático-pedagógicas inovadoras, sobretudo,  no que chamamos de Projetos Especiais: programas feitos pelas nossas faculdades, plasmados para o Colégio, que se abram num leque de mais de uma dezena de temas dinâmicos em todas as áreas do conhecimento.

Falamos, a seguir, de alguns desses projetos que revelam bem o seu caráter inovador, bem como a maleabilidade e a disponibilidade pedagógica dos professores envolvidos, a saber:

– Victor Dias Grimberg, da Faculdade de Relações Internacionais e Economia, é professor das disciplinas Plano de Negócios, Debate e Simulação nas Relações Internacionais, Clube de Debate, Modelagem e Simulação, além de Estudos Regionais: África e Oriente Médio.

Rafael Ramalho, da Faculdade de Engenharia, é professor das disciplinas Resistências dos Materiais, Topografia, Tecnologia Computacional Aplicada à Engenharia Civil, Pensamento Lógico e Científico.

Karina Bousso, da Faculdade de Comunicação e Marketing, é professora de Epistemologia, Comunicação e Hipermídia e Teoria e Metodologia de Planejamento em Relações Públicas.

A excelência dos currículos dos professores supracitados demonstra, sobejamente, o profundo empenho pedagógico dos mesmos no esforço de trazer a alunos do ensino médio conteúdos pioneiros.

Os alunos também têm aulas de robóticas, desenvolvidas pela Faculdade de Engenharia da FAAP

Uma sinopse do Projeto de Jogos de Tabuleiros Modernos dá uma ideia da amplitude desta proposta. Ele consiste, principalmente, em três eixos: a base conceitual sobre o funcionamento das mecânicas; storytelling e estratégias por trás desses jogos; a aprendizagem prática, por meio de aulas de jogos assistidas; e a articulação de conhecimento e prática para desenvolvimento do protótipo de um jogo de criação de cada um dos grupos. O projeto articula diversas metodologias de ensino-aprendizagem visando engajar o aluno, trabalhar as inteligências múltiplas e a criatividade.

Essa busca pela construção do conhecimento inovador, marca dos Projetos Pedagógicos do Colégio FAAP, só é possível graças à dedicação e competência dos professores de nossas faculdades, a quem deixamos, aqui, nosso preito de gratidão.

 

Professor Henrique Vailati Neto é diretor do Colégio FAAP – SP. Formado em História e Pedagogia, com mestrado em Administração. É professor universitário nas disciplinas de Sociologia e Ciência Política. Tem quatro filhos e quatro netos.

 

Troque ideia com o professor: col.diretoria@faap.br