PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Nossas homenagens às Polianas!

Desde há muito tive a "Síndrome de Poliana" como um recurso conformista infantil, como uma via de fuga da realidade, como recurso à inação. Mas existem situações onde o olhar para o que existe de positivo é, essencialmente, um exercício de sobrevivência, de releitura do que se julga terminal!

Por Colégio FAAP
Atualização:

Não temos tido um único dia em que as "Cassandras" não abasteçam de maus agouros todos os incontáveis e poderosos canais de comunicação. Ninguém pleiteia a apologia da ingenuidade, nem de longe aceitamos a negação do infortúnio e, menos ainda, "fatos salvacionistas com autoria destacada". Apenas lembramos que a realidade vai muito além das desgraças!

PUBLICIDADE

Olhar um ano que finda como um renascer é, sabemos todos, um "mero artifício Gregoriano", pois o fluir do tempo e, sobretudo, da História, não obedecem à determinação dos 365 dias para falecer e renascer. Como muito se apregoa, o 31 de dezembro é a liturgia da esperança, já consagrada pelo Natal!

Vivemos, indiscutivelmente, um ano de perdas, fracassos e desilusões. Sentimos, profundamente, mais do que o desânimo das limitações humanas frente ao imponderável. Mas acreditar e viver a educação sempre será a seminal crença no crescimento do ser humano.

Se as derrotas foram terríveis e incontáveis, vitórias incontestáveis marcaram ações de superação, demonstraram a capacidade humana de resiliência, sobretudo num combate silencioso com um inimigo que não aceita tréguas e nem respeita códigos ou convenções.

Se, neste blog, sempre trouxemos as vitórias de nosso Colégio, não o foi por um cabotinismo incontrolável e cínico. Mas, sim, pelo dever de gratidão para com os que construíram as vitórias e enfrentaram terríveis problemas e consequentes derrotas. Os mortos devem ser homenageados, mas o cuidado e dedicação aos vivos deve ser maior.

Publicidade

Falar de 2021 deve ser a apologia dos sobreviventes e dos que os fizeram sobreviver. Deve ser não o recomeço, mas a continuidade das conquistas que, nem as desgraças, apagarão!

Viva 2021, viva a Poliana que nos faz combater com os pés fincados na realidade!

 

 

Professor Henrique Vailati Neto é diretor do Colégio FAAP - SP. Formado em História e Pedagogia, com mestrado em Administração. É professor universitário nas disciplinas de Sociologia e Ciência Política. Tem quatro filhos e quatro netos.

 

Troque ideia com o professor: col.diretoria@faap.br

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.