Maravilhas e mistérios de uma cidade incrível e desconhecida: a nossa!

Colégio FAAP

13 Julho 2018 | 18h46

Filho de professor de História, tive o privilégio de ser levado pelos meus pais, desde a mais tenra idade, a conhecer minha São Paulo, de me envaidecer dela e, sobretudo, de amá-la do modo como ela é, ou melhor, de como a fizemos.

Causa espanto crescente como nossos jovens, cada vez mais, vivem em espaços confinados como se tudo o mais fosse área conflagrada e as belezas da vida só existissem mundo afora. Muito mais do que perigos reais, tal atitude revela ignorância e profunda carência de autoestima.

Enquanto nosso setor turístico renasce oferecendo pacotes que lotam nossos hotéis nos finais de semana, nossos concidadãos buscam o “paraíso perdido” a peso de dólares como alternativa única à vida artificial dos shopping centers.

Falo de minha cidade como a mais óbvia e rica opção para férias produtivas, mais educativas e mais baratas, tema recorrente nesta época, mas que se presta para todas as datas livres para se educar.

São Paulo, além daquilo que chamaremos de logradouros públicos e conhecidos de lazer, como parques, museus, exposições, tem uma história a ser desvendada que deve ser levada às crianças e jovens. A cidade possui dezenas de eventos culturais que são olvidados pelos “nativos”. Tem centenas de recantos encantadores que muitos paulistanos que conhecem os pormenores de Londres, desconhecem.

Não é uma questão de bairrismo exacerbado em tempos de crise econômica. É um princípio seminal de geração de cidadania a partir de criação de raízes culturais de identidade.

 

Professor Henrique Vailati Neto é diretor do Colégio FAAP – SP. Formado em História e Pedagogia, com mestrado em Administração. É professor universitário nas disciplinas de Sociologia e Ciência Política. Tem quatro filhos e quatro netos.

 

Troque ideia com o professor: col.diretoria@faap.br