PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Luzes na penumbra: relembrando 2016

Por Colégio FAAP
Atualização:
Mais de 30 projetos especiais foram realizados em 2016, entre eles o curso de Teatro  Foto: Estadão

Educar é, antes de tudo, um perene exercício de esperança. Quem não crê nisso, sempre será, um desconstrutor de um futuro melhor.

PUBLICIDADE

Ao final deste ano, onde cenários sombrios surgiram em quase todos os quadrantes da humanidade, olhar para nossa casa e encontrar o brilho de conquistas é o oxigênio que nos mantém no bom combate.

Num balanço estatisticamente concreto, conseguimos, neste ano, no Colégio da FAAP, aumentar os níveis de aproveitamento sem nenhum mecanismo de facilitação que comprometesse a qualidade. As médias gerais foram sensivelmente maiores, o número de recuperações finais diminuiu e, sobretudo, conseguimos reduzir as reprovações, índice mais denotativo do bom trabalho pedagógico.

Tais resultados foram possíveis a partir de um consciente e constante envolvimento da comunidade na construção do conhecimento: novas estratégias didáticas, atividades extracurriculares mais intensas e em maior número permitiram extrapolarmos os espaços sufocantes e desestimulantes do ensino tradicional.

Publicidade

As aulas de gastronomia são realizadas em cozinha especial instalada no Instituto Confúcio da FAAP  Foto: Estadão

 

Em parceria com a Faculdade de Comunicação, os alunos contam com aulas de fotografia  Foto: Estadão

 

Os Projetos Especiais em parceria com as Faculdades da FAAP levaram nossos alunos a viajar por temas que percorreram conteúdos de rara presença nos currículos tradicionais. Robótica, Inteligência Financeira, Vídeo, Animação, Teatro, Moda, Fotografia, Desenho, Realidade Virtual, Urbanismo, Cultura Contemporânea, Gastronomia, Marketing Pessoal, Joalheria, entre outros, foram ministrados pelos nossos professores universitários nas oficinas, laboratórios e estúdios de nossas Faculdades.

 

Moda: um dos projetos interdisciplinares desenvolvidos com a Faculdade de Artes Plásticas  Foto: Estadão

 

Nas aulas de Inteligência Econômico-Financeira, os alunos são estimulados a desenvolver consciência financeira e repensar o valor do dinheiro  Foto: Estadão

 

Tais Projetos, somados à participação de nossos alunos nas diversas Semanas Acadêmicas, bem como palestras das mesmas, visitas às nossas exposições, ampliando horizontes, lhes conferiram a dimensão real do conhecimento, única forma de se valorizar a cultura adquirida.

Outro dado comprobatório das vitórias de nossos alunos foi um percentual de 91% de êxito de nossos formandos nos vestibulares: produto da qualidade dos conhecimentos adquiridos e, sobretudo, da segurança da escolha profissional trabalhada, desde a primeira série, pelo nosso Programa de Orientação Vocacional.

 

A Semana do Colégio foi marcada por muita descontração, integração e cidadania  Foto: Estadão

 

Os alunos do Colégio FAAP contam com Orientação Vocacional desde a primeira série  Foto: Estadão

 

Em sua quinta edição, a Semana do Colégio e a Olimpíada de Matemática demonstraram que, quando se deixa evidente que o aluno é o sujeito da educação, os resultados sempre surpreendem.

Pode parecer cabotinismo nossa satisfação neste balanço final de ano, mas negar à nossa comunidade seus méritos, mais do que injustiça, é aceitar que os erros e seus efeitos deletérios obscureçam conquistas, é nos deixar enfraquecer pelo que os velhos de alma querem tirar dos jovens.

Publicidade

Professor Henrique Vailati Neto é diretor do Colégio FAAP - SP.Formado em História e Pedagogia, com mestrado em Administração. É professor universitário nas disciplinas de Sociologia e Ciência Política. Tem quatro filhos e quatro netos.

Troque ideia com o professor: col.diretoria@faap.br

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.