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Blog dos Colégios

Limitações e oportunidades: a reforma curricular

A implantação da Base Nacional Curricular Comum, enquanto uma diretriz nacional, por mais que buscou permitir flexibilidades que pudessem atender especificidades locais, criou limitações a instituições, como o Colégio FAAP: a partir do cuidadoso conhecimento do perfil de nossos alunos, nosso Colégio plasmou um currículo dinâmico e dirigido às aspirações e necessidades de nossa comunidade.

Por Colégio FAAP
Atualização:

Assim, desde que as determinações legais foram publicadas, nossa equipe pedagógica debruçou-se sobre a questão buscando justapor e adequar os dois universos, o legal e o real, para continuar a cumprir nossos objetivos pedagógicos e nos valer da flexibilidade oferecida: a possibilidade de escolha, pelo aluno, de itinerários formativos visando embasar uma educação mais focada nos anseios do estudante.

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Considerando a complexidade do mercado de trabalho, as vertiginosas mudanças deste universo tecnológico e, acima de tudo, a imaturidade da faixa etária que será objeto dessas escolhas, oferecer opções será trabalho de enorme responsabilidade e extremo cuidado.

De início, o Colégio FAAP repensou, redimensionou e fortaleceu o seu Programa de Orientação Vocacional para que, em associação com todas as disciplinas, possamos trabalhar o processo de autoconhecimento nos alunos como o necessário, indispensável primeiro passo para qualquer escolha consciente.

Em paralelo, criamos um Projeto de Pesquisa focado na realidade de nosso aluno que, com o apoio e parceria do Centro Universitário FAAP, oferecesse escolhas concretas de trânsito por temas nas duas grandes áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e Humanidades.

Tal parceria universitária, um dos pilares do Colégio na formação de futuros acadêmicos mais bem formados pelo domínio dos pré-requisitos intelectuais e mais conscientes de suas escolhas profissionais, fechará um Projeto Pedagógico de atualidade permanente enquanto atento às mudanças de cenário e, sobretudo, atendendo ao aluno enquanto sujeito único da educação.

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Professor Henrique Vailati Neto é diretor do Colégio FAAP - SP. Formado em História e Pedagogia, com mestrado em Administração. É professor universitário nas disciplinas de Sociologia e Ciência Política. Tem quatro filhos e quatro netos.

 

Troque ideia com o professor: col.diretoria@faap.br

 

 

 

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