Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

"Há um certo preconceito com a matemática que os alunos carregam desde o ensino básico"

Para a professora Maria José Soares, é preciso desmitificar a disciplina como inacessível

PUBLICIDADE

Por Colégio FAAP
Atualização:

A professora de matemática do Colégio FAAP, Maria José Soares Correa, mais conhecida como Mazé, chama a disciplina da qual está à frente há mais de 25 anos de "a poderosa", principalmente pelo seu poder de comunicação e por estar presente em quase todos os setores.

PUBLICIDADE

Apaixonada por sua área desde a infância, Mazé é licenciada em Matemática e técnica em Química. Para ela, é preciso ensinar matemática com exercícios práticos do dia a dia, porque a teoria acadêmica é realmente difícil. "Muitas vezes o aluno sabe a resposta, mas não entende o enunciado. Por isso é necessário traduzir a linguagem que está nos livros", diz.

Confira a entrevista da professora para o Blog do Colégio FAAP.

Para a professora Mazé, a teoria acadêmica é muito difícil, por isso é preciso trazer para a realidade do aluno, com exemplos práticos do dia a dia ( Foto: Fernando Silveira / FAAP)

 

Por que sua disciplina é tida, pela maioria dos alunos, como "dura"?

Há um certo preconceito com a disciplina de matemática que os alunos carregam desde o ensino básico, por vários fatores. Para mim, a matemática é a "poderosa". É assim que a chamo em sala de aula. A matemática tem um poder de comunicação único. Quando estamos no aeroporto, em qualquer lugar do mundo, quando a pessoa olha para o painel, mesmo sem saber muito bem a língua que se fala naquele lugar, como ela consegue ir para o portão certo para pegar o avião? Pelo número do voo e pelo horário de partida. E isso é código matemático. É algarismo indo-arábico.

Publicidade

Quais são as principais carências de formação dos alunos em matemática e que comprometem a aprendizagem?

Como disse na questão anterior, há, antes de tudo, um preconceito, um receio.  Antes mesmo de aprender, os alunos já acham a atividade difícil, então criam uma certa resistência. Meus alunos vêm de várias escolas diferentes, mas a curva de dificuldade é sempre igual entre muitos deles. Uma simples mudança na forma de fazer a pergunta ao aluno já adiantaria em muita coisa, pois o faria compreender o que está sendo perguntado. Muitas vezes ele sabe a resposta, mas não entende o enunciado.

Uma das grandes dificuldades que o aluno encontra é seguir instruções, ou seja, há uma sequência a seguir na matemática, que é preciso ser memorizada. Na matemática não existem dois pesos e duas medidas. Não existe a expressão "pode ser". Dois mais dois serão sempre quatro.

Quais são os recursos de que você se vale para suavizar tais dificuldades?

A teoria acadêmica é muito difícil. Então, é preciso trazer para a realidade do aluno, com exemplos práticos do dia a dia. Trago objetos de casa para mostrar como é o cubo, o paralelepípedo, o cilindro e explico a partir deles. Fica mais fácil compreender. Uso cores diversas para diferenciar as coisas. Enfim, é preciso utilizar vários recursos, sempre, e não somente seguir o livro didático.

Publicidade

Como mostrar a importância de sua disciplina na realidade do mercado de trabalho?

PUBLICIDADE

O jornalista precisa entender alguns termos de matemática para escrever sobre assuntos econômicos. Ele tem uma pauta, com um número de caracteres a seguir. Médicos utilizam cálculos matemáticos, precisam entender dados percentuais. O engenheiro calcula áreas para levantar um prédio. No passeio ao shopping, a gente precisa entender o percentual de desconto, para saber se realmente é um benefício aquele desconto. A matemática está em quase tudo.

Em que medida se vale do universo digital em suas aulas?

Sempre que posso, utilizo para facilitar a aula. Por exemplo, para pesquisar alguma imagem sobre algum assunto que estamos vendo em sala, ampliar esse desenho, mostrar por dentro ou trazer contrapontos.

 

Publicidade

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.