PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Fecham-se as cortinas, começa a vida real

A "boa noite" que fecha uma colação de grau envolve tantos e tão diversos sentimentos, que o caminho de volta para casa do professor é uma sequência de reflexões que mergulham na própria essência da educação.

Por Colégio FAAP
Atualização:

Não há como não nos colocarmos nos sapatos dos pais que, num tão próximo, mas longínquo dia, deixaram seus filhos na porta da primeira escola com a dor da ruptura definitiva do cordão umbilical: agora, findo o ensino médio, é quase uma obrigação das famílias forçarem uma orfandade para que os filhos alcem os seus próprios voos, para se ter a certeza da efetiva formatura.

PUBLICIDADE

Para professores e diretores, fica a verdade de que os múltiplos e divergentes caminhos da vida farão com que apenas a memória e a saudade sejam a presença desses jovens que vimos crescer: por mais que os preparemos para a vida, por mais que a certeza da despedida seja inevitável, sempre teremos a sensação de que poderíamos ter tido um pouco mais de tempo, para fazer um pouco mais.

E os nossos meninos, envoltos na alegria de uma efêmera conquista, nunca se dão conta de que, além daquela festa, a vida real os espera. Em nosso Colégio, passamos três anos de preparação para essa tão transida passagem: o viver no espaço e na cultura acadêmica, o assistir aulas e palestras nos cursos superiores, tudo minimiza o choque. Mas não consegue eliminar a dor da separação dos amigos do "tempo em que podiam, ainda, serem crianças grandes". O fim da alegria marota e fácil, que fazia com que um espirro se tornasse num evento hilariante, dá lugar a espaços forçados de "sisudez intelectual".

Enfim, as cortinas que esconderam a mesa florida e deserta dos tão cobiçados canudos abriram, para todos, um horizonte de imprevistos atenuado pela esperança e pela força inatas dos jovens.

Professor Henrique Vailati Neto é diretor do Colégio FAAP - SP. Formado em História e Pedagogia, com mestrado em Administração. É professor universitário nas disciplinas de Sociologia e Ciência Política. Tem quatro filhos e quatro netos.

Publicidade

Troque ideia com o professor: col.diretoria@faap.br

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.