Aula de culinária faz parte do currículo do Colégio FAAP

Aula de culinária faz parte do currículo do Colégio FAAP

Colégio FAAP

22 Março 2017 | 11h23

Muito mais do que aprender a cozinhar, as aulas de gastronomia servem para ensinar conceitos como a importância do trabalho em equipe, da concentração, do cuidado com a alimentação, da higiene necessária, entre outros. “Há um grande potencial pedagógico na oficina, sem considerar as perspectivas do mercado de trabalho”, diz o professor Henrique Vailati, diretor do Colégio FAAP.

As aulas de gastronomia são realizadas na cozinha experimental, instalada no Instituto Confúcio da FAAP

As aulas de gastronomia são realizadas na cozinha experimental, instalada no Instituto Confúcio da FAAP

 

Ele cita, por exemplo, a questão social por trás da preparação de um prato, que é feito para agregar pessoas e valorizar o trabalho em equipe, uma vez que uma cozinha bem administrada deve ser uma associação colaborativa. “Há ainda o reconhecimento de uma atividade que, parece ser tão natural, mas que exige o mesmo cuidado e dedicação que muitas outras funções”, completa o professor.

No Colégio FAAP, as aulas são semestrais. Os alunos aprendem a fazer pratos práticos e rápidos, a manusear utensílios de cozinha e os alimentos, além de usar o forno e o fogão. “O objetivo da oficina é desmitificar a cozinha”, explica o professor responsável pela aula de gastronomia, Alexandre Henrique, acrescentando que os alunos já fizeram pratos como quibe de forno, tortas salgadas, massa em panela de pressão, tapiocas, doces e bolos.

Para a elaboração do prato é feito um brainstorm entre os alunos, para entender o nível de conhecimento de cada um sobre o alimento, os temperos utilizados e a preparação. “Tudo é feito por eles. Eu só interfiro quando algo pode não dar certo na mistura ou no manuseio de algum ingrediente”, diz o professor, que é pesquisador de Arte, Cultura e Gastronomia Brasileira com enfoque em cultura Afro-baiana.

Prof. Alexandre Henrique: o objetivo da oficina é desmitificar a cozinha

Prof. Alexandre Henrique: o objetivo da oficina é desmitificar a cozinha

 

A aula de gastronomia faz parte do programa de aulas especiais, realizadas em parceria com as seis faculdades da FAAP-Administração, Artes Plásticas, Comunicação, Direito, Economia e Engenharia. Os alunos contam ainda com aulas de fotografia, inteligência financeira, moda, teatro, robótica, animação, marketing pessoal, entre outras.