De fato, se a posse da informação não é mais privilégio do professor ou dos mais velhos, se todos podem acessar a informação em segundos, nas mais diversas fontes, a função do educador sofreu uma mutação profunda: de transmissor de informações, os educadores devem assumir funções mais nobres e, profundamente, mais delicadas enquanto tutores.
Despertar no educando a capacidade crítica de selecionar e avaliar a informação recebida; orientá-lo na busca de fontes seguras; incentivá-lo a estabelecer correlações e, finalmente, inferir conclusões pessoais o mais isentas possível de interferências tendenciosas, eis a grande tarefa!
E aqueles que não se derem conta disso serão atropelados pela história!
Se não ficar muito claro qual é o desafio fundamental deste universo digital, corremos o sério risco de mergulharmos numa efetiva idade das trevas, na qual a ignorância prepotente gerada pelo domínio de informações distorcidas será causadora de uma alienação corruptora da civilização, fenômeno que já se enuncia.
Professor Henrique Vailati Neto é diretor do Colégio FAAP - SP. Formado em História e Pedagogia, com mestrado em Administração. É professor universitário nas disciplinas de Sociologia e Ciência Política. Tem quatro filhos e quatro netos.
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