Antes de ser taxado como profeta do óbvio, peço algumas linhas de paciência. Só nos damos conta de como coisas e pessoas são importantes com a suas ausências. Assim, muitas coisas consensualmente desprezadas ganham novas cores: o sufoco de multidões se espremendo em lojas, o alarido de crianças nos quintais dos prédios, a invasão dos
A coerência entre princípios formalmente declarados e as práticas, em todas as organizações, é um dos mais fidedignos indicadores de sua confiabilidade. Todos os dias, constatamos fatos que demonstram, desabridamente, essas contradições, a ponto de ser a última moda administrativa o setor de compliance. Ou seja, uma fiscalização de princípios que deveriam ordenar a cultura
Em educação, persiste uma sazonalidade recorrente, mas inadiável: com a proximidade dos grandes vestibulares, milhares de jovens são defrontados com escolhas para as quais, muitas vezes, não foram preparados convenientemente. No Colégio FAAP, como objetivo pedagógico, cuidamos, desde a primeira série do ensino médio, de dar suporte e orientação vocacional para que os nossos alunos
Ano letivo que termina, apesar de único, acaba em provas, vestibulares e outras “formas de terror pedagógico”, assim como outras tantas modalidades de pesadelos que ocorrem na vida escolar e que nos perseguem vida afora. Que provas, exames, avaliações sejam importantes para preparar para a vida e avaliarem aprendizado, não discuto. Mas convido os educadores
Enquanto professor de História e Política, em períodos eleitorais, sobretudo, pelejei para mostrar aos alunos que escolhas sempre implicam em perdas e que estas, na democracia, são fatores essenciais na construção de uma cultura democrática enquanto única garantia de sobrevivência dessa tão desejada condição civilizatória. Naqueles tempos mais amenos, incentivar os alunos a descobrirem os
Nestes tempos excepcionais em que fomos obrigados a verdadeiras pirotecnias didáticas para compensar o distanciamento físico, dediquei-me à reflexão sobre tudo o que pratiquei, aprendi e observei na difícil e mutável arte de ensinar. Todos nós começamos emulando aqueles que nos seduziram e levaram à profissão, mestres exemplares que marcaram nosso estilo. Seminários e leituras
O atendimento a estudantes com necessidades especiais é, efetivamente, um revelador da essência pedagógica dos projetos escolares na medida em que desnuda objetivos normalmente difusos ou não contemplados. Se a missão de uma instituição educacional, em qualquer nível, é oferecer educação a todos, não pressupor as condições necessárias para tanto é, no mínimo, imprevidência e,
Em véspera de eleições, surpreende o número de jovens que, tendo o direito de votar (mas não a obrigação), manifestam vontade de não o fazer. A descrença no jogo político e, principalmente, nas instituições, é um sintoma grave que compromete a democracia, delicada e preciosa conquista humana cujo valor só se percebe em sua ausência.
Como pais vocacionados que nós professores somos, marcamos nossa jornada pelos triunfos e percalços de nossos alunos. Por isso, poucas coisas nos machucam tanto quanto ouvir “não deu certo”, eufemismo ácido que esconde o fracasso. Não é a primeira vez que aqui venho falar desse estigma cultural que, em inglês, parece mais danoso e se
Correndo, gostosamente, o risco de cabotinismo, nesta semana em que se lembra (comemorar é exagero imperdoável) o Dia do Professor, tenho a obrigação de, publicamente, agradecer a esses incansáveis guerreiros da esperança, legião de bravos que, no limite da exaustão e do esquecimento, constituem a trincheira que não se rende. Quando o inesperado se impôs
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