Se no mundo do mercado os minutos podem trazer mudanças imprevistas e devastadoras, na educação, setor muito mais estratégico (pois de efeitos mais duradouros e pouco reversíveis), administrar em tempo real é sinônimo de educar. A reavaliação do projeto pedagógico deste ano, no retorno da equipe pedagógica, mostrou a necessidades de ajustes e a certeza
Os maiores desafios /incentivos mágicos da educação se baseiam no fato de que ela jamais se repete. O fluir constante das novas gerações obriga ao educador a perene renovação, sob o risco de ser atropelado pela história e perecer pelo anacronismo. A cada novo ano, uma lufada de ar oxigenado vem incentivar e animar para
Um dos objetivos permanentes do Colégio FAAP sempre foi o de, sistemática e ininterruptamente, atualizar estratégias didático-pedagógicas direcionadas para a realidade de nossa comunidade escolar. Nesse sentido, a implantação da Base Nacional Comum Curricular foi mais um passo rotineiro que, sem grandes adaptações de nossas estratégias, mas com a mesma cautela, poderemos implementar. Tal como
Entre os eventos escolares que trazem um vasto leque de emoções, as formaturas, seguramente, se destacam: repetição enfadonha para os leigos, emoção de despedida para o educador, obrigação incômoda enquanto obrigação social, certeza do dever bem cumprido para as famílias e escola. Evento imerso em emoção, a formatura dos alunos do Colégio FAAP ganhou, neste
Desde há muito tive a “Síndrome de Poliana” como um recurso conformista infantil, como uma via de fuga da realidade, como recurso à inação. Mas existem situações onde o olhar para o que existe de positivo é, essencialmente, um exercício de sobrevivência, de releitura do que se julga terminal! Não temos tido um único dia
Aprender com o infortúnio é uma das essências da pedagogia! Sem dúvida que se pode contra-argumentar que a alegria, também, é uma forma de aprendizado. E de fato o é. A fixidez dos momentos felizes perpetuando informações e tornando-as fonte de aprendizado são testemunhados pelo quanto elegemos os nossos melhores professores pelo bom humor, pela
Mais do que nunca a Síndrome de Poliana deixa de ser uma fantasia conformista para se consolidar numa forma de sobrevivência inteligente. Em tempos tão sombrios, onde o imponderável domina, onde instituições se esvaziam ou se esboroam, destacar e enaltecer aspectos positivos é ação pedagógica vital. Se, a cada passo, fomos obrigados a superar turbulências,
Os Colégios FAAP de São Paulo e de Ribeirão Preto participaram de uma Gincana Beneficente organizada pelo FAAP Responsabilidade Social, com o objetivo de aproximar as unidades, retomar as atividades agregadoras e, acima de tudo, manter e incrementar ações de cunho social. Para não comprometer o calendário escolar, já conturbado pela pandemia, as atividades esportivas
Tema recorrente e vital na vida escolar, a aprovação final e, como pré-condição, o Conselho de Classe, sempre foram fatores reveladores da essência de um projeto pedagógico. No desenlace final do processo de aprendizagem, no qual a escola se avalia pelas conquistas de seus alunos, não pode haver lugar para dissonâncias. Avaliações sistemáticas, acompanhamento constante,
A vida com os jovens revela, todos os dias, agradáveis surpresas que confirmam, largamente, nossas crenças e esperanças nas novas gerações. Desde sempre, nós educadores, que temos certeza de que (mais do que Rousseau) o homem nasce bom e, educado, supera as eventuais más influências sociais, enfrentamos um mantra pernicioso: “os jovens de hoje não
publicidade
publicidade