Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

O trabalho de Monografia no Colégio Equipe

PUBLICIDADE

Por Colégio Equipe
Atualização:

Duas das atividades de encerramento do curso e escolaridade na Educação Básica dos alunos da 3ª série do Equipe é a elaboração e a apresentação de uma monografia, resultado de um estudo e de uma pesquisa pessoal realizados durante todo o ano. Mas por que realizar um trabalho como esse justamente na 3ª série do Ensino Médio, ano em que o foco deveria ser a preparação para o ENEM e exames vestibulares?

PUBLICIDADE

Há duas razões principais. A primeira delas é que aqui no Equipe trabalhamos com diretrizes de séries, que são os objetivos comuns de trabalho que todos os professores têm com a série e que devem se articular aos objetivos específicos de cada disciplina. Assim, na 1ª série, as diretrizes são criar condições para que os alunos adquiram hábito de estudo e também compreendam os principais objetos de estudo de cada disciplina do currículo. Na 2ª série, são a operacionalização do trabalho em grupo e a metodologia do trabalho teórico nas diferentes áreas do conhecimento. E na 3ª série, a ênfase é no aprofundamento teórico conceitual e na síntese pedagógica. A monografia é justamente uma das formas de nossos alunos se aprofundarem teórica e metodologicamente em uma área do conhecimento com a qual se identifiquem mais.

A segunda razão é decorrente da primeira. É na 3ª série que os alunos também devem não exatamente decidir, mas refletir sobre quais áreas do conhecimento têm mais interesse e que gostariam de seguir profissionalmente quando terminarem a Educação Básica (dentro da realidade do Equipe, a maioria de nossos alunos segue seu processo formativo nas universidades ou em outros espaços). Felizmente, o trabalho de monografia, em muitos casos, tem contribuído para essa reflexão sobre o futuro profissional. Ao escolher um tema para estudo, nem sempre eles se preocupam em relacioná-lo ao que pretendem seguir. Mas durante esse processo, muitas vezes acabam se identificando com a área ou com o objeto e decidem dar continuidade a ela ou, pelo contrário, percebem que o que estudaram é apenas objeto de interesse e não se veem trabalhando com ele. Além disso, independentemente do tema, os alunos aprendem a realizar um trabalho de pesquisa com um formato acadêmico, o que os torna mais preparados para dar conta dos desafios na universidade.

Como esse trabalho é realizado? É um trabalho anual e dividido em etapas. A primeira delas é a apresentação de núcleos temáticos relacionados ao currículo da escola nas principais áreas do conhecimento. A partir desses núcleos, os alunos enumeram sua ordem de preferência e a escola monta grupos de trabalho de até doze alunos, orientados por um professor. Em um primeiro momento, cada aluno deve levantar uma bibliografia básica, iniciar as leituras e fazer um recorte do tema escolhido. Também deve fazer um plano de estudo e participar de seminários coletivos de orientação, momentos em que se discute coletivamente, por exemplo, como realizar um recorte e como registrar o que se está fazendo e pensando sobre o trabalho. Depois, se for o caso, deve-se fazer o levantamento de dados e, finalmente, elaborar um texto final. Obviamente, o texto final não é pedido todo de uma vez; é possível, em cada uma dessas etapas, os alunos irem produzindo capítulos, que depois se organizam num texto mais completo.

Não mais importante que o trabalho de pesquisa e a elaboração do texto é a apresentação, ou melhor, a socialização do trabalho de cada aluno junto à comunidade escolar: alunos de outras séries, pais, professores, ex-alunos, convidados. Por considerarmos que o planejamento e a apresentação dos resultados de um estudo fazem parte da escolaridade e da aprendizagem de nossos alunos, as apresentações são realizadas por todos, não só pelos que foram mais bem avaliados, não só por quem quer apresentar. E também por considerarmos que o conhecimento tem um caráter público e coletivo, nossos alunos são convidados a compartilhar suas fontes de pesquisa, seu processo de trabalho, suas conclusões e reflexões, dialogando com seus pares, com seus educadores e com especialistas dos temas que pesquisaram.

Publicidade

Entre os temas de monografias, há um universo de estudo bem diversificado. Há trabalhos que foram motivados por problemas que estamos enfrentando atualmente, como a escassez de água e o sistema prisional; há trabalhos sobre situações que os próprios alunos estão enfrentando, como os vestibulares e o processo educacional; assim como trabalhos bem pessoais, como o registro e as reflexões sobre os próprios sonhos. Isso se dá porque neste momento nossos alunos podem se dedicar a estudar conteúdos que não fazem parte do currículo escolar e o universo de interesse deles é bastante amplo e diverso. E também porque, dentro da concepção e metodologia de trabalho da escola, o método de pesquisa deve ser priorizado e não apenas os conteúdos.

Por fim, gostaríamos de parabenizar nossos alunos pelo esforço e dedicação demonstrados ao longo do ano. Sabemos que não é um trabalho fácil, exige disciplina e autoconhecimento; alguns conseguiram ter um processo tranquilo, outros enfrentaram as mais diversas dificuldades. O importante foi que todos aceitaram o desafio e agora podem partilhar o resultado do que aprenderam.

As apresentações deste ano serão nos dias 9 e 10 de novembro, das 7h15 às 12h40, aqui na escola. Vejam a programação nesse link!

Luciana FevoriniDiretora Escolar e Orientadora da 3ª série do Ensino Médio

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.