PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Adaptação: um vínculo de confiança que se constrói

Para nós, do Colégio Equipe, o processo de adaptação na escola envolve muito mais do que receber crianças novas a cada ano. Nos preparamos, com muita antecedência, para o momento em que os alunos vêm para a escola. Nesse texto tentaremos abordar como a escola se prepara para recebê-los, mais especificamente as crianças de 3 a 6 anos, e quais profissionais estão envolvidos nesse processo, para que finalmente as novas famílias possam se sentir parte da nossa comunidade e as novas crianças se sintam integrantes de um grupo onde poderão dar continuidade ao seu processo de aprendizagem.

Por Colégio Equipe
Atualização:

Um processo de adaptação cuidadoso é o que garante uma boa continuidade da vida escolar e, embora o foco principal desse período seja a adaptação da criança, não podemos deixar de considerar que todos os educadores que atuam na escola, dentro ou fora da sala de aula, precisam se adaptar também.

PUBLICIDADE

Considerando os professores e outros funcionários que lidam diretamente com as crianças, é fundamental que se preparem para receber os alunos, procurando saber seu nome, a história escolar de cada um, as suas principais amizades, as conquistas mais importantes do ano anterior, etc. Essas informações podem ser obtidas de diversas formas, como em conversas com a professora do ano anterior (quando o aluno já estava na escola) ou através de reuniões com os pais, realizadas pela orientação.

Com as crianças do Grupo Interidades (3 a 5 anos) e do 1º ano, nosso processo de adaptação de alunos novos começa sempre com uma reunião com os pais, pelo menos alguns dias antes do início das aulas. Nesse momento, começamos a conhecer cada criança: seus hábitos e necessidades de alimentação, descanso e cuidados físicos; suas preferências nas atividades e brincadeiras; como ela lida com as relações e conflitos com as outras crianças; se tem alguma necessidade especial de acompanhamento para sua aprendizagem ou para interagir e manter vínculos com os demais nas diversas situações cotidianas.

Nessa reunião, possibilitamos que as famílias aprofundem seus conhecimentos sobre o cotidiano escolar, como por exemplo: horários de entrada e saída e de "plantões" (momentos em que as crianças permanecem na escola antes ou depois dos horários de aula); momentos da rotina da criança na escola; como se dá a comunicação entre pais e escola; como a escola lida com os problemas de saúde dos alunos e, principalmente, quais combinados vamos estabelecer sobre o processo individual de adaptação da criança na escola.

Depois de realizarmos essa entrevista inicial, é hora de conversarmos com os educadores que vão atuar com a criança na escola. Em reuniões com esses profissionais, socializamos as principais informações sobre os alunos novos e, também, as orientações e cuidados que devemos considerar para recebê-los.

Publicidade

No Grupo Interidades, no primeiro dia de aula, recebemos unicamente os alunos que já estudavam na escola no ano anterior. A ideia é acolhê-los e cuidar da readaptação deles, após um longo período em casa; e também conversar sobre os novos alunos que chegarão a partir do segundo dia de aula. Prepará-los para esse momento tem nos mostrado que eles se colocam como corresponsáveis pela acolhida aos novos colegas. A partir do 1º ano, as crianças chegam todas ao mesmo tempo, pois avaliamos que, nessa faixa etária, elas já estão mais habituadas com a vida escolar e conseguem confiar em nós para se despedir de seus pais e dar vazão à sua curiosidade em relação a todas as novidades que vão encontrar.

Quanto aos pais ou outros responsáveis, o fato de estarem cientes do que irá acontecer nesses momentos iniciais, visto que foram informados na primeira reunião, permite também que sigam estabelecendo um vínculo de confiança conosco que é condição para uma boa adaptação. Um dos pontos mais importantes desse processo é considerar o tempo que cada criança necessita para despedir-se de seus pais ou outros responsáveis e confiar no adulto que vai acompanhá-la na escola. A confiança entre a família e a escola se estabelece, nesse momento, na medida em que avaliam, juntas, se a criança está tranquila para despedir-se; se está controlando a presença do adulto que a trouxe para a escola, mas já tem condições de se separar, mesmo que chore um pouco; ou se continua necessitando do referencial de segurança desse adulto conhecido. Avaliamos, em muitos casos, que a criança fica bem na escola se a família se despede e vai embora podendo confiar em nós, porque combinamos algo juntos e voltaremos a entrar em contato se necessário.

Por fim, no Colégio Equipe acreditamos que no decorrer da vida escolar, os alunos vivem diferentes processos de adaptação, nas mudanças de ano (professoras/colegas) ou de ciclo, por exemplo, e que é fundamental que estejamos preparados para acolher as diversas necessidades de cada família e, principalmente, de cada aluno. Não temos uma receita pronta e sabemos que a adaptação não acontecerá do "nosso jeito", mas confiamos que saberemos o que os alunos necessitam, se olharmos com muita atenção para cada criança e contarmos com o conhecimento de sua família para avaliarmos e decidirmos juntos como proceder com cada uma delas.

Joseane BomfimAssistente de Orientação da Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.