Como apoiar a leitura das crianças em casa?

Como apoiar a leitura das crianças em casa?

Colégio Elvira Brandão

13 de agosto de 2021 | 12h12

Bem mais do que oferecer textos para a criança ler, é preciso criar uma atmosfera que convide à leitura.

Segundo a neurocientista Elvira Souza Lima, a investigação, o processo de descoberta de informações e o confronto com os conhecimentos adquiridos anteriormente permitem o desenvolvimento de conceitos. Garantindo momentos de leitura, também se promove uma situação investigativa sobre o que é ler, sobre como se lê e que ferramentas me ajudam mais nesta ação.

Para facilitar e apoiar as famílias neste acompanhamento de seus filhos em casa, compartilhamos uma lista de títulos e indicamos, sempre que possível, mediar esse momento, sendo vocês, pais, os leitores mais experientes para participar com a criança.

Para as leituras feitas de forma independente, por vezes, é válido escolher textos em caixa alta (letra maiúscula) para favorecer a leitura pela criança.

Antes de expor a lista, citamos três etapas importantes a considerar se você for fazer a leitura pela criança. Mas não se esqueça, tão importante quanto ler para a criança é ela ver adultos lendo, pois dão sentido a esse fazer. 

ANTES DE LER 

  • Mostre a capa;
  • Leia o título, autor, editora;
  • Pergunte o que a criança vê, explorando a imagem;
  • Indague a partir do título e da imagem, o que ela acredita que tratará a história.

DURANTE A LEITURA 

Leia com calma e dando ênfase no folhear as páginas, virar uma de cada vez e se deter no texto.

Leia, tal como está no livro, sem fazer adaptações na redação e, caso a criança indique dúvida ou pergunte o que é, tente primeiramente ver se pelo contexto ela compreende a palavra.

Do contrário, não há impedimento nenhum de que o adulto lhe diga o significado. Em ambiente escolar, por vezes, até dedicamos tempo vendo num dicionário.

Explore as imagens do texto, tenha ele palavras escritas ou livro sem texto.

Tenha boa entonação na leitura. 

APÓS A LEITURA 

Mais do que saber se a criança gostou do texto, sugiro que retome as ideias trazidas inicialmente antes da leitura, verificando se aconteceu da forma hipotetizada ou se foi diferente.

Se ela fosse o autor, mudaria algo na história, etc.  

Estudantes semanalmente participam de momentos de leitura e contação de histórias ao ar livre.

IMPORTANTE

Diversifiquem os tipos de textos, pois é de suma importância que a criança tenha contato com diversos portadores textuais.

Gostou do conteúdo? Faça o download do e-book.

1 – JORNAL

Jornal Joca 

2 – REVISTAS

Ciência Hoje – observar os conteúdos do exemplar que for adquirir. 

3 – LITERÁRIOS – Citamos apenas algumas obras, mas há uma infinidade de materiais e conteúdos. 

  • O Pequeno Príncipe – Autor: Antoine de Saint-Exupéry
  • Contos de Grimm – Autor: Jacob e Wilhelm Grimm (os Irmãos Grimm)
  • O Patinho Feio – Autor: Hans Christian Andersen
  • Uma Lagarta Muito Comilona- Autor: Eric Carle
  • Marcelo, Marmelo, Martelo – Autor: Ruth Rocha
  • Ou Isto Ou Aquilo – Autor: Cecília Meireles
  • Reinações de Narizinho – Autor: Monteiro Lobato
  • Bisa Bia, Bisa Bel (1981), de Ana Maria Machado
  • Uma Ideia Toda Azul (1979), de Marina Colasanti
  • Chapeuzinho Amarelo (1970), de Chico Buarque
  • O mundinho – Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
  • As famílias do mundinho – Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
  • As brincadeiras do mundinho- Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
  • Animais – Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
  • De mãos dadas – Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
  • O que começa com – Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
  • Personagens encantados – Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
  • Escuta só… O que é? O que é? Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
  • Bichionário – Nilson José Machado
  • Anão e gigante – Nilson José Machado
  • Os passos do tempo – Elizabeth Den Julio
  • Animais Brasileiros – Luiz Roberto de Souza Queiroz
  • Procura-se! Galeria de animais ameaçados de extinção. Vários autores – Companhia das Letrinhas.
  • Quem é quem – Lalau e  Laurabeatriz
  • Pedro e Tina – Stephen Michael King
  • Somos todos igualzinhos – Bartolomeu Campos de Queirós
  • O problema do Clóvis – Eva Furnari
  • Comunicação: Uma jornada que une as pessoas.
  • Quando explodem as estrelas – Cláudio Martins
  • A árvore generosa – Shel Silverston
  • Luas – Eva Furnari
  • Lolo Barnabé – Eva Furnari
  • Os cinco sentidos – Bartolomeu Campos de Queirós
  • Crianças como você – Editora Ática
  • O que o trem tem? Cláudio Martins
  • Clact… Clact… Clact – Liliana & Michele Iacocca
  • Coleção – Crianças famosas
  • Gente, bicho, planta: o mundo me encanta – Ana Maria Machado
  • O livro da escrita – Ruth Rocha
  • A bruxinha atrapalhada – Eva Furnari
  • Limeriques – Tatiana Belinky 

4 – OUTROS TEXTOS

Bula de remédio, encarte de supermercado, marcador de livro, panfletos diversos.

Aline Rodrigues
Gestora da Educação Infantil e 1° ano

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.