Colégio Elvira Brandão
13 de agosto de 2021 | 12h12
Bem mais do que oferecer textos para a criança ler, é preciso criar uma atmosfera que convide à leitura.
Segundo a neurocientista Elvira Souza Lima, a investigação, o processo de descoberta de informações e o confronto com os conhecimentos adquiridos anteriormente permitem o desenvolvimento de conceitos. Garantindo momentos de leitura, também se promove uma situação investigativa sobre o que é ler, sobre como se lê e que ferramentas me ajudam mais nesta ação.
Para facilitar e apoiar as famílias neste acompanhamento de seus filhos em casa, compartilhamos uma lista de títulos e indicamos, sempre que possível, mediar esse momento, sendo vocês, pais, os leitores mais experientes para participar com a criança.
Para as leituras feitas de forma independente, por vezes, é válido escolher textos em caixa alta (letra maiúscula) para favorecer a leitura pela criança.
Antes de expor a lista, citamos três etapas importantes a considerar se você for fazer a leitura pela criança. Mas não se esqueça, tão importante quanto ler para a criança é ela ver adultos lendo, pois dão sentido a esse fazer.
ANTES DE LER
DURANTE A LEITURA
Leia com calma e dando ênfase no folhear as páginas, virar uma de cada vez e se deter no texto.
Leia, tal como está no livro, sem fazer adaptações na redação e, caso a criança indique dúvida ou pergunte o que é, tente primeiramente ver se pelo contexto ela compreende a palavra.
Do contrário, não há impedimento nenhum de que o adulto lhe diga o significado. Em ambiente escolar, por vezes, até dedicamos tempo vendo num dicionário.
Explore as imagens do texto, tenha ele palavras escritas ou livro sem texto.
Tenha boa entonação na leitura.
APÓS A LEITURA
Mais do que saber se a criança gostou do texto, sugiro que retome as ideias trazidas inicialmente antes da leitura, verificando se aconteceu da forma hipotetizada ou se foi diferente.
Se ela fosse o autor, mudaria algo na história, etc.
IMPORTANTE |
Diversifiquem os tipos de textos, pois é de suma importância que a criança tenha contato com diversos portadores textuais.
Gostou do conteúdo? Faça o download do e-book.
1 – JORNAL
2 – REVISTAS
Ciência Hoje – observar os conteúdos do exemplar que for adquirir.
3 – LITERÁRIOS – Citamos apenas algumas obras, mas há uma infinidade de materiais e conteúdos.
4 – OUTROS TEXTOS
Bula de remédio, encarte de supermercado, marcador de livro, panfletos diversos.
Aline Rodrigues
Gestora da Educação Infantil e 1° ano
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.