Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Colégio CPV promove fórum de profissões

PUBLICIDADE

Por CPV Educacional
Atualização:
Instituições mostraram todos os cursos disponíveis Foto: Estadão

O III Fórum CPV Profissões, no último sábado, 23 de setembro, promoveu o encontro com profissionais de 13 carreiras. O evento também contou com equipes das mais importantes faculdades de São Paulo. Na ocasião, alunos de Ensino Médio, pais e até mesmo quem já está na faculdade puderam tirar dúvidas sobre cursos e instituições.

 

PUBLICIDADE

Esse foi o caso de João Pedro Machado, aluno de Engenharia Naval na USP que veio para as conversas de Administração e Arquitetura. Se ele pensa em mudar de curso? "Eu sempre achei que Engenharia seria incrível, mas lá eu descobri que ela é muito mais que isso", conta, entusiasmado e satisfeito com a escolha. O que João Pedro procurava eram cursos que podem ajudar na sua carreira. "Na USP existe a possibilidade de assistir aulas em outras graduações, então aproveitei para trocar ideia com profissionais daquelas que eu acredito que vão agregar conhecimentos", diz.

Alunos fizeram workshop de primeiros socorros com a Anhembi Morumbi Foto: Estadão

Já José Pedro Lopes, aluno da 3º Série do Ensino Médio, está indeciso entre Engenharia e Administração. Para ajudar a formar opinião, ele veio ao evento junto com os pais, José e Marcli Lopes. "O ponto de vista deles conta muito para mim, as palestras vão dar mais subsídios para nossas discussões", diz José. O pai, empresário, não esconde a preferência: engenharia. "Ele tem talento e eu acho que seria uma boa escolha, mas, claro, quero que ele seja feliz, então o que ele escolher está perfeito", completa.

 

Para Regina Stringelli, Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional do Colégio CPV, a participação dos pais traz pontos positivos. "A escolha da graduação é o primeiro passo para o mundo adulto, e quando o adolescente sente o apoio da família, ele fica mais seguro e tranquilo", explica. De acordo com Regina, o leque de opções tem ficado cada vez maior, o que faz aumentar as dúvidas. O próximo passo dentro da escola será o workshop de Orientação Profissional, indicado para alunos a partir da 2ª Série do Ensino Médio. "São oito encontros focados no autoconhecimento e nas competências e habilidades que podem ser aproveitadas e desenvolvidas na profissão", conta.

 

E se as conversas do Fórum não ajudaram a decidir qual carreira seguir, podem ter, ao menos, colaborado para descartar alguma. Foi o caso de André Machado, da 1ª Série do Ensino Médio: "adorei a palestra de Administração, serviu para mostrar que o curso, definitivamente, não é para mim".

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.