Projeto de química apresenta na prática fototropismo, germinação e geotropismo

Projeto de química apresenta na prática fototropismo, germinação e geotropismo

Carina Gonçalves

10 de setembro de 2015 | 08h32

Projeto Diferentes Folhas

 

Por Carina Gonçalves – 10 de setembro de 2015

 

Assim como nós, seres humanos, as plantas também necessitam da luz solar para se desenvolverem e produzirem energia química, responsável pelo processo conhecido como fotossíntese, no qual a planta usa o gás carbônico (CO2), água (H2O) e luz para gerar oxigênio (O2) e glicose (C6H120) – também reconhecido como “processo oposto da respiração”.

 

Para algumas pessoas, por exemplo, aulas de química podem ser surpreendentes e estimulantes para a curiosidade e o aprendizado contínuo. Exatamente como tem acontecido nas turmas do Colégio Bal do ensino Fundamental I e II.

 

Os alunos do 3º ano participaram do projeto “Diferentes Folhas” e puderam aprender um pouco mais sobre o fototropismo (movimento de inclinação das plantas em direção à luz unilateral, devido ao crescimento mais intenso da face do vegetal que não está voltada para a fonte de luz) e a fotossíntese (que produz glicose, o carboidrato mais importante da biologia, que é armazenada, e oxigênio, que é liberado).

 

Também, compartilharam uma experiência sobre o geotropismo (crescimento orientado em resposta à gravidade) e sobre a germinação (processo inicial do crescimento de uma planta a partir de um corpo em estado de vida latente, que pode ser uma semente ou um esporo).

 

Geotropismo    germinação

 

 

 

 

 

“Os alunos adoram participar de aulas práticas, especialmente de ciências e química. Quando os experimentos são possíveis de serem vistos em poucos dias o entusiasmo e a busca pelo conhecimento contínuo deles aumenta e são externados para os familiares e amigos. O que comprova o sucesso das atividades.”, finaliza Daniela M. Coelho, coordenadora pedagógica do ensino fundamental I.

 

germinação2Geotropismo2

 

 

 

 

 

 

 

Para conhecer as diferentes texturas, formatos e espécies de plantas e suas folhagens, os alunos realizaram colagens e painéis naturais para ilustrar as explicações e debates sobre a diversidade da nossa Flora  brasileira.

 

Projeto Diferentes Folhas Projeto Diferentes Folhas 2

 

 

Projeto Diferentes Folhas3

Projeto Diferentes Folhas4

 

Projeto Diferentes Folhas5

 

 

 

 

Projeto Diferentes Folhas6Projeto Diferentes Folhas7

Projeto Diferentes Folhas8

Projeto Diferentes Folhas9

Projeto Diferentes Folhas10

 

 

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: