Dia da Independência do Brasil – orgulho e respeito em ser brasileiro

Dia da Independência do Brasil – orgulho e respeito em ser brasileiro

Carina Gonçalves

07 de setembro de 2015 | 11h59

Patriotas em prol do Brasil

 

Por Carina Gonçalves – 07 de setembro de 2015
No dia 7 de setembro comemoramos a independência do Brasil, que acontece desde a época do Primeiro Império, quando o país se tornou independente de Portugal (1822). Entre os personagens para que isso acontecesse de fato, tivemos como principais atores históricos o príncipe regente D. Pedro, que se tornou o imperador D. Pedro I, e José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos maiores articuladores do Império na época.

 

Para ilustrar a história do nosso país, os alunos do Colégio Bal (todas as unidades) participaram de atividades como pintura, leitura e práticas lúdicas sobre o Dia da Independência. Também, puderam trocar ideias, criar bate papo temático e reflexões sobre a nossa cultura e sobre a importância do patriotismo. Ao final, todos cantaram o Hino Nacional e declararam seu amor ao serem brasileiros.

 

Curiosidades:

 

Em janeiro de 1822, no dia 9, D. Pedro recebeu uma carta das cortes de Lisboa, que exigiam que ele regressasse para Portugal, com o interesse de recolonizarem o Brasil. Com a presença do príncipe regente, isso não seria possível. D. Pedro, em negativa aos comandos portugueses proclamou: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”. Foi estabelecido, nesta data, o “Dia do Fico”.

 

No mesmo ano, próximo ao riacho do Ipiranga, Dom Pedro ergueu sua espada e gritou “Independência ou Morte”, no dia 7 de setembro, quando recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia sua volta para a metrópole. Esta data marcou a independência do Brasil. Em dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.

 

Veja abaixo algumas fotos que registram nossas atividades:

 

Dia da independencia

Dia da independencia2

Dia da independencia3

Dia da independencia5

Dia da independencia4

Dia da independencia6

Dia da independencia7

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: