PUBLICIDADE

Muito além da sala de aula

  "A escola é a nossa segunda casa". Ouvi essa frase de uma professora quando tinha    6 ou 7 anos e a levei para a vida. Realmente, se pensar nos anos de estudante, o  Colégio é o lugar onde se passa maior parte do tempo, talvez até mais que na própria   casa. E, é claro, os professores têm um papel importante na formação, não só  acadêmica, mas pessoal do aluno.

Por Colégio Bandeirantes
Atualização:

São eles que muitas vezes passam mais horas da semana com os estudantes que os próprios pais e são eles que convivem com crianças e adolescentes da mesma idade grande parte do tempo e compreendem as angústias e dificuldades de uma fase da vida. Não digo que a família não seja importante, ou que não possa dar suporte a alguém, mas a verdade é que, além de educadores, os professores muitas vezes fazem ótimos conselheiros e amigos.

PUBLICIDADE

Posso ter fixado alguns conteúdos mais que outros e posso não me lembrar de toda a matéria que me foi dada na escola. Porém, os ensinamentos que tive dos meus professores durante os 7 anos que passei no Bandeirantes, eu tenho certeza que não esqueço. Aprendi a organizar ideias, a me expressar pela palavra escrita, a ser persistente, a defender uma opinião, a ser mais cidadã, a entender as conjunturas do mundo atual, a compreender os fatos passados, a ter um raciocínio lógico, e mais um turbilhão de valores que não caberiam em um único post.

As conversas pelos corredores, ou no início e final da aula, os abraços trocados pela manhã, o brilho no olhar ao ensinar um conteúdo, a paixão contida em uma explicação, as palavras de incentivo nos plantões de dúvida, os elogios ao receber uma boa prova ou até mesmo a decepção diante de um mau resultado foram essenciais para me fazer crescer como ser humano e serviram de motivação para buscar o melhor sempre (e tenho certeza que não foi só comigo).

É a dedicação e o amor dos professores pelo o que fazem que inspiram grandes sonhos, cultivam o desejo de mudar o mundo e formam uma geração crítica para enfrentar o futuro. É a capacidade de compartilhar o conhecimento com o outro e apresentar diferentes visões de mundo que impactam os estudantes e os mostram a diversidade das oportunidades que o mundo pode oferecer.

Ser professor é doar-se livre de egoísmo ou mesquinharias, é proporcionar o maior bem -que é o conhecimento- a um aluno, é reinventar-se para cada aula ser melhor e é impactar para sempre um estudante. Para eles, que tenham todo o reconhecimento que merecem, toda a admiração possível e todas as homenagens do mundo...E que todo dia do ano possa ser o dia dos professores.

Publicidade

Leila Maciel ValençaFormada no Band em 2014, estudante da Cásper Líbero e jornalista do site do Band.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.