PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos colégios

Opinião|O ensino da língua inglesa no Brasil

Atualização:

Cada vez mais a língua inglesa recebe atenção dos gestores educacionais, dos professores e da sociedade em geral por representar uma necessidade latente, seja para o universo profissional, seja para uma melhor imersão no mundo globalizado.

PUBLICIDADE

O inglês é o idioma mundial dos negócios, da cultura e das ciências, é a língua mais falada do mundo na soma de falantes nativos e pessoas que a usam como segundo idioma e é, muito provavelmente, por meio dele que um brasileiro vai aplicar a um processo seletivo para ingressar em uma universidade no exterior ou fazer acordos e se comunicar com pessoas das mais variadas nacionalidades.

Nós vemos no mercado diferentes iniciativas, métodos e programas que buscam a eficiência do ensino. Mas, também observamos que, no final deste processo, ainda são poucos os brasileiros que conseguem atingir seus objetivos e se comunicar com desenvoltura, dentro do nível pretendido.

O Brasil despertou mais tardiamente para a questão do inglês no currículo educacional, mas estamos vendo esse movimento com representatividade atualmente. Em ato recente, o Ministério da Educação (MEC) fez mudanças importantes na base educacional nacional e tornou o idioma obrigatório a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. A norma passa a valer em 2019 e reforça a necessidade de pensar a língua como estratégica frente ao mundo globalizado que vivemos e que as crianças de hoje viverão no futuro.

Isso gerará impacto em diferentes aspectos da cadeia educacional, como, por exemplo, a capacitação dos professores. Ter profissionais preparados para lecionar inglês é um dos pontos primordiais para se alcançar a eficiência no processo de ensino da língua estrangeira e atingir a proficiência dos alunos.

Publicidade

Isso porque, professores melhor preparados, qualificados e ambientados com o inglês tendem a trabalhar o aprofundamento necessário para que os alunos tenham uma base sólida do conhecimento, que irá amparar seu uso por toda a vida. Essa base depende de mais uma série de questões alheias ao professor, mas a necessidade do preparo é inquestionável nesse contexto para evitar a réplica do inglês curricular básico que é oferecido nas escolas de modo geral.

Sem essa qualificação e sem o investimento e suporte necessários para a educação continuada, dificilmente a disciplina será trabalhada de modo profundo e que contemple a exploração de todas as habilidades necessárias. Isso ocasiona uma situação recorrente no país que é o aluno finalizar um curso de inglês, por exemplo, e não se sentir confortável e pronto para falar e colocar em prática o que deveria ter sido aprendido.

O elo entre essas duas situações está justamente na estrutura de aula. Para que um profissional coloque em prática atividades que extrapolam a leitura e que priorizam o desenvolvimento da capacidade de entender áudios ou da comunicação oral é necessário que ele sinta segurança no seu nível de domínio do idioma e das técnicas de ensino. Se esse suporte não for fornecido, a consequência é que sem estímulo, o aluno não se sente motivado a praticar ou a ir além dos seus desafios e esse cenário torna-se cíclico.

Para apoiar essa mudança, será necessário também evoluir o conceito que a nossa cultura tem sobre avaliação. Nós ainda lutamos para encontrar o caminho certo na atual prática educacional para medir e relatar resultados e será necessário repensar pontos como por que devemos avaliar, o que avaliar e como avaliar para coletarmos dados sobre os resultados do processo de ensino e aprendizagem em uma instituição no dia a dia para promover mudanças mais rapidamente caso o programa não esteja fluindo da forma esperada. Esse processo de monitoramento deve fornecer informações que nos permita fazer alterações importantes ao longo do percurso.

Enquanto o progresso caminha, é importante estimular a discussão sobre o nosso processo de educação e seus caminhos envolvendo todas as partes que o compõe, desde os gestores, passando pelos professores, pelos alunos e pelos pais. É primordial que todos se alinhem para não mais aceitar o "Falar Inglês" como resultado e para buscar ferramentas que apóiem a formação clara e precisa do desempenho individual de cada um, que será colocado à prova na competitividade do mundo adulto. Se estamos envolvidos no ensino, seja da forma que for, então somos todos responsáveis

Publicidade

Opinião por Nathalia
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.