É fácil aperfeiçoar o inglês sozinho! Confira 4 ferramentas gratuitas que podem te ajudar nisso

Nathalia

26 de novembro de 2019 | 12h39

Aprender um novo idioma ou aprimorá-lo não é uma tarefa simples: exige muito foco, persistência e dedicação, ainda mais no caso daqueles que são mais distantes da nossa língua materna, como o inglês. A importância de dominá-lo é cada vez maior no dia a dia das pessoas e indispensável para quem deseja estudar fora ou conquistar melhores posições no trabalho. E todo mundo sabe que isso leva tempo e demanda empenho e força de vontade, mas mesmo assim não precisa ser algo chato!

Atualmente estão disponíveis inúmeros jogos, aplicativos e plataformas que te ajudam a assimilar o idioma de maneira mais leve e divertida. E para você que está em busca de alternativas para treinar e desenvolver as habilidades na nova língua, Alberto Costa, senior assessment manager de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge voltado para exames de proficiência em inglês e preparo de professores, listou abaixo algumas plataformas que podem ser muito interessantes pra isso:

Write&Improve

Desenvolvido por Cambridge English, o Write&Improve é um recurso voltado para a prática e estímulo da escrita em inglês. De maneira simples e intuitiva, o usuário escolhe um tema, escreve seu texto no idioma e submete a um sistema que retorna um feedback em segundos do que pode ser melhorado em termos de gramática e vocabulário, o que inclui dicas sobre pronomes faltantes, palavras pouco usadas ou grafias e construções incorretas, por exemplo.

A partir disso, o usuário pode refazer sua redação e submeter à correção novamente. O progresso é acompanhado em um gráfico que contabiliza a quantidade de vezes que o conteúdo foi reescrito e sua evolução em termos de nível, ele segue os parâmetros internacionais do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), o quadro categoriza o domínio em níveis desde o A1, considerado básico, até o C2, correspondente à proficiência plena.

É possível escolher entre os níveis iniciante (que conta com temas como e-mail de apresentação e descrição da vida cotidiana); intermediário (com temáticas mais aprofundadas como reportar um problema de extravio de mala para a companhia aérea ou discorrer sobre o que acontece quando não há uma boa conexão com a internet); ou ainda avançado (em que são exigidas construções mais complexas como uma carta de candidatura ou uma análise sobre um serviço).

 

Quiz Your English

Para quem gosta de competições e quer melhorar e testar o idioma enquanto se diverte, o Quiz Your English é ideal. O aplicativo possui jogos rápidos de cinco perguntas cada, que contemplam uma grande variedade de níveis e temas, como estudos, viagens e estilo de vida. A partir dessa primeira escolha os jogadores podem desafiar seus amigos em tempo real onde quer que eles estejam ou contam com a opção de entrar em batalhas com gamers em diferentes países. Ao todo são cinco séries que incluem perguntas relacionadas com a gramática e o vocabulário voltados para atividades do dia-a-dia.

À medida que a pessoa avança de nível, ela ganha pontos para subir no ranking e moedas virtuais que podem ser trocadas por power-ups (poderes/vantagens) no jogo. É possível também analisar as perguntas e respostas de rodadas anteriores ​para verificar quais foram os erros e acertos e solicitar revanches. Para baixar, basta clicar aqui.

 

Speak&Improve

Irmão mais novo da funcionalidade acima, o Speak&Improve, também criado pelo departamento da universidade britânica, ajuda a melhorar a pronúncia de vários alunos ao redor do mundo. Com interface simples e divertida, é possível conversar com o robô Sandi, que faz algumas perguntas a respeito de temas genéricos. Depois disso, sua nota de produção oral é retornada de forma precisamente alinhada com o CEFR. E, a partir da dificuldade sentida, é possível retornar às questões e respondê-las novamente para melhorar a pontuação e o desempenho. O treino dessa maneira te ajuda a entender seus desafios pessoais e a desenvolver estratégias para aprimorar a capacidade de falar inglês em situações diversas como no trabalho, nos estudos, em testes de proficiência ou apenas a passeio em países estrangeiros.

 

Bônus!

Podcasts

O listening, habilidade auditiva, é uma das partes essenciais para o aprendizado do inglês e também uma das mais delicadas no aprofundamento em função, por exemplo, dos diferentes sotaques. Essa habilidade está englobada na maioria dos aplicativos e plataformas que se propõe a estimular o aprendizado, mas há um recurso que pode ser um grande aliado: os podcasts em inglês. Para quem está começando, uma boa opção é o ESL Pod, programa criado por dois americanos (Jerry e Lucy) e totalmente em inglês! Eles conversam a respeito de assuntos corriqueiros e temais fáceis, sempre parando para explicar alguns termos utilizados. Além disso, eles têm uma linguagem e fala extremamente clara.

 

SOBRE CAMBRIDGE ASSESSMENT ENGLISH

Cambridge Assessment English é o departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge especializado em certificações e avaliação da língua inglesa com um amplo portfólio para diferentes públicos e objetivos. Com mais de 100 anos de tradição e atuando em mais de 130 países, os certificados Cambridge Assessment English são reconhecidos internacionalmente por mais de 25 mil instituições, empresas e órgãos governamentais no mundo todo. O departamento conta com os melhores especialistas na área de avaliação linguística, que se dedicam ao desenvolvimento e ao controle de qualidade dos exames Cambridge English. No mundo todo, mais de 5,5 milhões de pessoas prestam os exames anualmente.

 

Para mais informações sobre Cambridge Assessment English

Growth Comunicações

Nathália Sanches – nathalia@growthcomunicacoes.com.br

Anna Beatriz Gregório – anna.beatriz@growthcomunicacoes.com.br

Sergio Sanches – sergio@growthcomunicacoes.com.br

(11) 2626-0567

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: