Evangélica anunciada como número 2 do MEC é demitida antes de assumir

A educadora evangélica Iolene Lima, que havia sido anunciada como a nova número 2 do Ministério da Educação (MEC) na semana passada, foi demitida nesta sexta-feira. Ela foi comunicada pelo ministro Ricardo Vélez Rodríguez de que não fazia mais parte da equipe. Iolene, antes de ser chamada para o cargo de secretária executiva, era diretora de formação da pasta. Ela também não voltará para essa função.

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Cafardo
Por Renata Cafardo
Atualização:
Educadora Iolene Lima Foto: Reprodução arquivo pessoal/twitter

O nome dela não teria agradado o governo, que não permitiu sequer que ela fosse nomeada, mesmo depois de anunciada pelo ministro. Segundo fontes, o Planalto estaria buscando um nome forte para número 2 do MEC para tentar manter Vélez no cargo. Há mais de uma semana fala-se numa provável demissão do ministro, muito enfraquecido depois de disputas internas e medidas polêmicas.

PUBLICIDADE

Apesar de evangélica, Iolene não tinha o apoio da bancada evangélica no Congresso. No entanto, o deputado federal Marco Feliciano (Podemos) declarou que não era preciso demiti-la. "Ajudou a fragilizar ainda mais o Vélez. Ele é de uma inabilidade grotesca. Para que demitir a coitada? Não bastou a exposição? Por que não deixou ela quieta na diretoria?", disse ao Estado. "Um ministro que não consegue nomear seu secretário executivo? Demonstra ser fraco demais. Tem seus dias contados, e eu queria estar errado sobre isso."

Ela foi indicada para o MEC por Luiz Antonio Tozi, ex-secretário executivo, também demitido. Os dois são da mesma cidade. Antes dela, Vélez chegou a anunciar para o cargo Rubens Barreto da Silva, que também não assumiu.

Em mensagem aos amigos nesta sexta-feira de madrugada ela afirmou que depois "de cinco anos à frente da direção do colégio que ajudei a fundar, deixei meu emprego a fim de aceitar um convite para, junto com outros profissionais, servir ao meu país, colaborando para um ideal que acredito: um Brasil melhor por meio da educação."

Em seguida, Iolene diz que mesmo com "um quadro bastante confuso na pasta", aceitou a nova função dentro do ministério. "No entanto, hoje, após uma semana de espera, recebi a informação que não faço mais parte do grupo do MEC. Não sei o que dizer, mas confio que Deus me guardará e guiará!"

Publicidade

Ela completa a mensagem desejando "o melhor" para "o governo do nosso Presidente Bolsonaro e ao Ministro Ricardo Vélez" E finaliza: "Que Deus abençoe nossa nação!"

Em um vídeo de 2013, durante entrevista a um canal de TV evangélico, Iolene diz que o "primeiro matemático e geógrafo foi Deus" e que "as crianças começam a ter contato com essas matérias no primeiro livro da Bíblia Sagrada, o Gênesis". Ela também defendeu organizar o currículo escolar "a partir das escrituras".

Iolene dirigia o Colégio Inspire, em São José dos Campos, mantido pela Igreja da Cidade. Em seu site diz que "apresenta todos os conteúdos curriculares dentro da cosmovisão bíblica". É uma escola batista evangélica que tem entre os objetivos a "formação integral do ser humano"  para cumprir "os propósitos de Deus no mundo".

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.