Voluntariado: um ato de solidariedade

Colégio Santa Maria

25 Outubro 2016 | 14h00

Autoria: Priscila Ferrari

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Santa Maria conta com o apoio de voluntários que contribuem muito para a formação dos educandos. Semanalmente, essas pessoas doam seu tempo, sua generosidade e seus ensinamentos, que acabam complementando e enriquecendo a formação dos discentes.

Atualmente, temos aulas de reforço de Matemática, Física, cursos de Inglês, Francês e Informática, além de um trabalho de escuta feito por Psicólogos. Essas atividades acontecem antes do horário de aula e têm sido fundamentais para o nosso trabalho.

“A vida nos dá sempre mais uma oportunidade  para fazer as coisas do bem. Aproveitar  esta  chance permite ao voluntário praticar ações para  que todos façam mais histórias  maravilhosas e intensas”, declara Jorge Nagata, engenheiro aposentado, voluntário de Matemática,

A presença desses profissionais mostra o quanto a parceria entre comunidade e escola é primordial nos dias atuais. Não são só os alunos saem ganhando, mas também os voluntários, que passam a ver as pessoas com outros olhos e desenvolvem habilidades e competências importantes na carreira profissional e na vida.

É o que acredita o psicólogo André Correa: “Levando em consideração os fragmentos perversos do sistema capitalista sobre o psiquismo humano, ‘doar-se’ na atualidade, pode ser uma estratégia criativa para o crescimento pessoal e interpessoal”.

Sendo assim, mobilizar a comunidade  para o voluntariado é uma prática que temos incentivado, pois reforça a solidariedade social e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e humana, princípios que norteiam a nossa proposta pedagógica.