Vivência com os funcionários

Vivência com os funcionários

Colégio Santa Maria

01 de junho de 2015 | 07h41

Projeto aproxima alunos e funcionários do Santa Maria ao permitir que um conheça – e valorize – a rotina do outro

Motivada pela vontade de sensibilizar e valorizar todo e qualquer tipo de trabalho, a equipe docente do 7º ano do Santa Maria tem proporcionado aos alunos, ao longo dos últimos anos, a experiência de conviver e partilhar a rotina de alguns dos funcionários da escola. É a já famosa e aguardada “Vivência com os funcionários”.

A Vivência se faz pela saída do aluno de sua rotina escolar, na intenção de acompanhar e, na medida do possível, executar o trabalho dos mais variados setores que estão envolvidos na dinâmica da escola. São alunos/trabalhadores para o setor de jardinagem, auxiliares de série, secretaria, cozinha, loja, portaria, manutenção, biblioteca, entre outros. Para o aluno Bruno la Marck, 11, “foi uma experiência diferente, porque a gente não só foi lá e fez o trabalho, a gente viu o verdadeiro valor da profissão, porque se não fossem os jardineiros e os outros funcionários, nada aqui daria certo. É preciso valorizar todos os trabalhos”.

Se por um lado a aproximação dos alunos aos trabalhadores em seu dia a dia é vista como um ganho imprescindível para a formação integral deles, por outro, o funcionário recebe e sente-se próximo daqueles que muitas vezes são distantes. Segundo o porteiro Roberto Quirino, “foi muito bom, todos os alunos trabalharam bastante e fizeram atividades diferentes do que estão acostumados em sala de aula. Essa vivência muda completamente o jeito de pensar e de agir do aluno. A vivência talvez não influencie a ponto do estudante ter a profissão vivenciada, mas muda o jeito de ver esta profissão’’. A funcionária Maria Aparecida Paranhos Leite acha até que “deveríamos ter duas vivências por ano.” Certamente uma ideia que seria adorada por todos os alunos!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: