Simplicidade e transparência

Simplicidade e transparência

COLÉGIO SANTA MARIA

21 de dezembro de 2020 | 07h00

Autoria – Pedro Moisés

Viver a vida de forma simples foi uma das características marcantes dos grandes líderes espirituais que a humanidade conheceu. A relação equilibrada com os bens permitia a esses homens e mulheres ter uma relação de liberdade com a transcendência. Ao mesmo tempo, esse estilo de vida conduzia naturalmente essas pessoas a uma reflexão sobre o que de fato é imprescindível para se viver de forma digna.

Os alunos e alunas do 7º ano do Santa Maria fizeram essa reflexão, motivados pelos relatos evangélicos que descrevem o estilo de vida das primeiras comunidades cristãs. Descobriram que os primeiros cristãos privilegiavam, davam preferência ao comum frente ao privado.

Para concluir a abordagem do tema, foi solicitado um levantamento daquilo que eles consideravam como “bens pessoais”, para que fosse possível perceber o que realmente é preciso ter e aquilo que pode ser disponibilizado para quem precisa. Seguem imagens desse levantamento.

Em um mundo marcado muitas vezes pelo consumo exacerbado, repensar nossa relação com as coisas pode contribuir para a construção de um mundo melhor, no qual a simplicidade nos conduza a uma relação com a transcendência, entendida como sendo razão e fundamento da nossa existência.


Luana do Amaral Martines – 7ºF


Nathalia Santos Morandi – 7ºB

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.