Projeto Ecoestudantil

Projeto Ecoestudantil

Colégio Santa Maria

18 Outubro 2016 | 08h02

Autoria: Caroline Mieko e Simei Ribeiro

O Projeto Ecoestudantil é desenvolvido anualmente junto aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II do Santa Maria no componente de Ciências.

As atividades constituem um meio para abordar diferentes aspectos da conscientização para um grave problema contemporâneo que é a produção de lixo gerada pelo descarte de materiais.

Esta atividade lúdica proporciona benefícios de forma geral, começando pelo engajamento dos alunos nas diversas etapas da atividade, o entrosamento entre eles, a harmonia das relações no ambiente escolar e a importância do reaproveitamento do lixo como uma possibilidade barata, fácil e transformadora da realidade.

Durante as fases do projeto, os alunos usam a criatividade e a arte como forma de ocupação, estimulando a comunicação e o entrosamento através de atividades em grupo com outros colegas, reaproveitando materiais reutilizáveis e multiplicando este conhecimento na comunidade.

Nossos objetivos consistem em:

*Reforçar cada vez mais entre nossos alunos e a comunidade a consciência de preservação ao meio ambiente, estimulando o exercício da cidadania através do reaproveitamento de materiais.

*Perceber que os cuidados com o meio ambiente são necessários e devem ser contínuos.

*Conhecer e aprender de modo integrado e sistêmico, as noções básicas relacionadas a produção e descarte do lixo produzidos em nossas casas e no colégio.

*Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo criativo e propositivo para garantir um meio ambiente saudável e boa qualidade de vida.

*Identificar-se como parte integrante da natureza percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente.

1710_DBZ_3804 1710_DBZ_38081710_DBZ_3812