COLÉGIO SANTA MARIA
13 de março de 2019 | 07h31
Autoria: Luciana Boggi Proença
Observar, tocar, explorar, experimentar, sentir, perceber… Segundo Piaget, a inteligência nasce da ação, desde os primeiros atos motores até os mais reflexivos abstratos. O que queremos não é potencializar as habilidades das crianças? Então, precisamos deixá-las agir sobre os objetos, pesquisar, transformar, refletir e ressignificar saberes pré-existentes.
Como fazer? Como tornar a criança protagonista de suas aprendizagens?
Numa tarde quente de verão, uma atividade corriqueira da Educação Infantil do Santa Maria despertou o interesse e a curiosidade do Jardim I B.
A proposta foi a seguinte: “Vamos fazer gelo?”
Gelo, algo tão comum no nosso cotidiano e um fenômeno científico bem conhecido. Como será que ele é visto e percebido pelas crianças?
Em outra vivência, mas com o mesmo objeto de pesquisa, gelo, ampliou-se a forma da experimentação (Piaget):
De acordo com Vygotsky, a: criança pequena compreende o mundo de duas formas: a científica (assimilados na instrução formal) e as cotidianas (obtidas no convívio prático). Os saberes sobre o mundo vão se sofisticando ou perdendo espaço para outros mais elaborados e científicos.
Intenção Encantamento Ação Pensamento
E assim, “O professor deve adotar o papel de facilitador, não de provedor de conteúdo” (Vygotsky). Promover um espaço desafiador, acolhedor e intencional, para que as crianças construam suas próprias narrativas, nas quais sejam valorizadas pelas ações que realizam.
Corpo que sente e percebe…
Corpo que age e transforma…
Corpo que atua e compreende!
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