Os desenhos e as marcas gráficas das crianças

Os desenhos e as marcas gráficas das crianças

Colégio Santa Maria

17 de junho de 2020 | 07h30

Autoria – Cibele Duarte

Os desenhos são marcas gráficas das crianças, representam a interpretação do mundo que as cercam. Posteriormente essas marcas servirão como base para outras linguagens, como esculturas, criações e até mesmo a escrita convencional. Dessa forma, na Educação Infantil do Santa Maria, incorporamos o desenho como uma linguagem e expressão fundamental em nossos projetos, vivências e ateliês. Nossos pequenos são incentivados constantemente a desenharem novas descobertas, bem como suas hipóteses sobre algum assunto de seu interesse.

Considerando as premissas do educador italiano Loris Malaguzzi, nossa atenção está voltada para a escuta da criança, que é a protagonista de seu processo de conhecimento. Mesmo sendo “pequenas”, ao registar suas marcas gráficas, as crianças vão construindo e reconstruindo saberes, como forma de pensar, de se exprimir, de pesquisar e de se relacionar.

Os territórios e contextos em pequenos grupos contribuem para ampliar essa e outras linguagens da infância. Para esses momentos organizamos ambientes e escolhemos materiais que permitem diversas possibilidades para as crianças explorarem. A estética do espaço e os materiais ampliam explorações narrativas, considerando a curiosidade de cada uma delas.

O desenho de observação, desenho com interferência gráfica, de criação e outras propostas, desenvolve a percepção da criança de modo que ela se expresse de forma natural, sem estereótipos. Podemos considerar o desenho como linguagem expressiva e narrativa imprescindível na Primeira Infância, e base fundamental para o desenvolvimento integral da criança e outras diversas habilidades que serão conquistadas no decorrer do cotidiano acadêmico.

Tudo o que sabemos sobre:

Colégio Santa Maria

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.