Novidades para 2022

COLÉGIO SANTA MARIA

25 de janeiro de 2022 | 06h00

A comunidade escolar do Colégio Santa Maria terá muitas novidades desde o início deste ano letivo:

Cursos Livres – A pandemia levou à suspensão das atividades extracurriculares, agora chamadas Cursos Livres. O estudante terá a opção de escolher atividades realizadas no contraturno, de uma a cinco vezes por semana, entre mais de 20 opções, como Oficina de Esportes, Futebol de Campo Feminino e Masculino, Futsal Feminino e Masculino, Vôlei, Judô, Ballet, Jazz, Capoeira, Street Dance, Inglês e Espanhol, Teclado, Violão, Xadrez, Teatro e Hi-Techers (Tecnologia e Criatividade).

Período Integral – Também suspenso em razão da pandemia, estará de volta, inicialmente, para turmas do Jardim ao 2º ano do Ensino Fundamental. As famílias que desejarem poderão matricular o aluno de duas a cinco vezes por semana, das 7h25 às 17h45. No período do contraturno haverá oficinas, ateliês de linguagem e de arte com uso de materiais naturais, sucata, contação e dramatização de histórias, vivências, momentos fora da sala de aula com aproveitamento das áreas externas da escola, que conta com 100 mil m² de área verde. Para quem estuda de manhã, as atividades serão à tarde e vice-versa.

Nova faixa etária – Em resposta à demanda da comunidade escolar, a instituição vai abrir turmas para crianças a partir de dois anos de idade. A idade mínima atualmente é de três anos. “Queremos garantir para a criança dessa faixa etária experiências socioemocionais, afetivas, motoras e cognitivas, numa escola que promove aprendizagens de forma integrada”, explica Eliane Lima, orientadora pedagógica da Educação Infantil.

Reforma da Biblioteca – A integração da tecnologia com a área pedagógica passará também pela Biblioteca da instituição, que vai ganhar novos ares e uma mudança conceitual engajada nos novos tempos da Educação. Com inauguração prevista para fevereiro, a reforma resultará na completa modernização dos espaços, permitindo mais liberdade para os alunos sentarem onde quiserem e fazerem suas consultas nos livros e/ou em fontes virtuais. Tudo com infraestrutura móvel, sem bancadas nem computadores fixos. Os alunos terão netbooks à disposição para fazerem suas pesquisas.

 Novo Ensino Médio – A 3ª série do Ensino Médio será a última a passar pela transição do segmento, iniciada no Santa Maria em 2020 com os estudantes da 1ª série. A carga horária passa a ser integral com Núcleo Básico Comum (60% da carga horária), três Itinerários Formativos divididos em Linguagens e suas tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e Ciências da Natureza/Matemática e Suas Tecnologias. O estudante terá 20 opções de cursos eletivos para escolher três, entre eles Oficina de Teatro, Língua Francesa, Física Investigativa, Escolha Profissional, Núcleo de Estudos Midiáticos etc.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.