Matemática na pandemia

COLÉGIO SANTA MARIA

18 de setembro de 2020 | 07h30

Autoria: André Augusto Vallado Batista

O mundo está sendo assolado pela pandemia causada pela Covid-19. Não se pensa e não se fala em outra coisa, e não é por menos: centenas de milhares de pessoas já morreram em decorrência deste mal. Como até o momento nenhum tratamento eficaz ou vacina existem, a melhor arma no combate à doença é a informação.

Nesse aspecto, recebemos diariamente uma enxurrada de informações que nem sempre são verdadeiras e podem mais confundir do que ajudar.  São muitas, porém com qualidade duvidosa e, na maioria das vezes, estão repletas de justificativas baseadas na Matemática. Precisamos de um bom repertório para entendermos todas elas. São tabelas, gráficos, progressões, estatísticas, probabilidades e por aí vai.

Nossa função no Colégio Santa Maria é trazer para os alunos e alunas o conhecimento técnico aliado a um consequente pensamento crítico, necessário para que possam compreender, analisar e, principalmente, julgar as informações que recebem. Para isso, desde o início da pandemia, quando ainda tínhamos aulas presencias, o assunto já era tratado.

Nas aulas de Matemática, durante o estudo das progressões, já usávamos como exemplo os índices de transmissão da doença, coeficiente extremamente importante para se compreender a velocidade da sua expansão, trazendo a realidade aliada à teoria na sala de aula. Posteriormente, nas aulas remotas, o assunto continuou a ser tratado, onde as curvas e as perspectivas de crescimento se aliavam ao estudo da Análise Combinatória e Probabilidades.

O ensino remoto não barrou o conhecimento, nem muito menos o diminuiu, o que mudou foi o formato. Continuamos aliando o conhecimento técnico com a prática, através de videoaulas gravadas e videoconferências. É o ensino da Matemática saindo dos livros didáticos e indo ao encontro da realidade através do universo virtual.

Hoje temos a convicção e a certeza da importância do ensino das Ciências da Natureza e da Matemática, e o que este conhecimento está  representando no combate à pandemia.

 

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: