COLÉGIO SANTA MARIA
03 de janeiro de 2017 | 07h10
Férias! Momento de mudança de rotina, hora de descansar, passear, viajar, curtir a família, os amigos, os brinquedos. É também tempo de visitar as livrarias e fazer escolhas de leituras. Há tantas opções que fica difícil decidir…
Para ajudar, os alunos do 3º ano do Fundamental I do Santa Maria fizeram algumas indicações de livros que leram em 2016, com os quais puderam se divertir e aprender. Boas férias em boas companhias!
Aluna: Camila Mezzacapa
Livro: Histórias africanas
Autora: Ana Maria Machado
Editora FTD
“É um livro divertido, com vários contos. Em um deles, “A Filha do Sol e da Lua”, a personagem principal encontra um amor e não pode namorar porque o Sol não deixa. Com isso, ela vive muitas aventuras. Não vou contar o final para não perder a emoção. Indico para ler nas férias. Vocês vão gostar muito!”
Aluna: Madalena Carvalho Burle Figueiredo
Livro: Diário de uma garota nada popular
Autora: Rachel Reneé Russel
Editora: Verus
“Fiz a leitura da coleção “Diário de uma garota nada popular” durante o 3º ano. Indico a leitura para quem gosta de ler livros grandes porque cada um possui mais de 200 páginas. Esta coleção narra a história de uma menina que se envolve em confusões, conflitos que acontecem na escola e, por isso, acho interessante que leiam, pois é algo da nossa vida cotidiana”.
Aluna: Manuela de Souza Aires
Livro: Diário de Pilar na Grécia
Autora: Flávia Lins e Silva
Ilustradora: Joana Penna
Editora: Zahar
“Esta é a história de uma menina que gosta de explorar lugares com o seu amigo cachorrinho. O avô da Pilar contou uma história sobre a Grécia. Enquanto o avô conta a história, ela fecha os olhos e imagina que está na Grécia e fantasia tudo o que ele conta. Pilar anota tudo em um diário. Eu indico esse livro porque é interessante e cheio de aventuras.”
Aluna: Natália Satiko Fukushima
Livro: Felpo Filva
Autora: Eva Furnari
Ilustrador: Eva Furnari
Editora: Moderna
“Eu indico porque conta a história de um coelho que escreve cartas de vários tipos diferentes. É uma aventura bem legal! Quem gosta do gênero cartas vai gostar muito desse livro, como eu!”
Aluno Matheus Sales Vieira
Livro: Filhote de Gato-gente
Autor: Etgar Keret
Ilustrador: Aviel Basil
Tradução: Moacir Amâncio
Editora: SM
“Conta a história de um menino que não tinha nada para fazer em casa e os pais trabalhavam muito. Teve um dia que o pai levou o menino para passear no zoológico no final de semana. No meio do passeio, ligaram do trabalho do pai e ele teve que ir embora, mas antes deixou um dinheiro com o filho que pôde ficar vendo os animais. Tem uma hora que o menino vê uma jaula de porta aberta e entra. O animal que estava lá dentro cuida dele. Chegou o momento que o pai foi buscá-lo, mas o menino ficou igual ao animal fazendo as mesmas coisas que esse bicho: andando de quatro patas e fazendo os mesmos barulhos. Para quem gosta de animais, está estudando esse assunto e se interessa por histórias legais vai curtir esse livro.”
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.