Kids can learn by playing a new language

Colégio Santa Maria

15 de abril de 2020 | 12h48

Autoria: Bianca Caramori

 

Quando falamos em jogos, normalmente nos vem à mente uma atividade prazerosa que remete a um mundo de faz-de-conta e de descontração.

Trata-se de um recurso útil para uma aprendizagem diferenciada e significativa, que também promove a diversidade e a alegria dentro do grupo.

Existem várias razões para usarmos jogos na classe do ponto de vista da linguagem e da motivação. Por meio deles, o professor pode observar e reconhecer os diferentes estilos de alunos e de aprendizagem. Durante a atividade lúdica, as crianças são expostas a uma nova língua sem ter que carregar o peso de construí-la e, quando trabalham em grupo, podem tomar decisões juntas, ouvir o outro, avaliar sugestões.

Na Educação Infantil do Santa Maria, lemos histórias em inglês que os ajudam a associar imagens e palavras. Também cantamos músicas no idioma, para que eles possam se acostumar com a musicalidade da língua inglesa. Usamos flashcards, posters, jogos, sites e tecnologia para enriquecer o estudo de um novo idioma.

É muito importante que a diversão seja o centro do processo ensino-aprendizagem. Ou seja: uma criança sempre aprende inglês mais facilmente quando está se divertindo e, quando isso acontece, aprende de uma forma natural, significativa e eficiente.

Tudo o que sabemos sobre:

Colégio Santa Maria

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.