Início de ano letivo: desafio para alunos e professores

Início de ano letivo: desafio para alunos e professores

COLÉGIO SANTA MARIA

17 de março de 2020 | 07h30

Autoria: Samanta I. S. Perdigão

 

Vou conhecer uma nova professora na escola nova… Como serão meus alunos neste ano? Qual é a melhor forma de acolhê-los para que se sintam seguros e confiem em mim?

 

Como professora, quero mostrar que sou uma pessoa como eles, com histórias como as deles, que também frequentei escola e aprendi a ler e escrever na idade deles. Sendo assim, mostrei como eu era quando criança, qual é minha história, como é minha família… Enfim: que tenho uma vida muito semelhante à deles! Assim, creio que criamos vínculos mais rapidamente.

 

Selecionei umas fotos e apresentei a eles. Contei, por exemplo, que usava o cabelo diferente, usava uniforme da minha escola e também fiquei apreensiva no primeiro dia de aula do 1º ano, quando iria aprender os mistérios da leitura e da escrita… Mostrar as imagens permitiu a construção de suas representações das minhas memórias.

 

Mais atividades do período de adaptação? Antes de tudo, a recepção: preparamos o ambiente da sala com jogos e atividades diversas, um painel com o nome de todos para que cada um encontrasse o seu e se apresentasse aos novos amigos, e selecionamos uma história sobre a amizade…E ainda teve muita brincadeira em grupo pelos espaços do Santa Maria, que são tão atrativos!

 

Visitar os ambientes de trabalho das pessoas que encontrarão no dia a dia  também ajudou os alunos a se familiarizarem melhor nesta nova escola. Todos são educadores, embora não estejam na sala de aula… e acolhem os alunos com afetividade.

 

E no final do dia, a surpresa: uma lembrança que os acompanhará neste período, preparada com amor e cuidado por todas as professoras da equipe!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: