COLÉGIO SANTA MARIA
21 de agosto de 2017 | 17h04
Autoria: Melissa Ferronato e Ariete Fernandes
De origem japonesa, os haicais são poemas de apenas três versos que têm como tema mais comum a natureza. O gênero chegou ao Brasil no início do século XX e ganhou alguns importantes simpatizantes por aqui, como Paulo Leminski e Millôr Fernandes.
Foi por meio dessa forma de expressão poética que os alunos de 6º ano do Colégio Santa Maria registraram suas impressões sobre os sete biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pampa, Pantanal, Costeiro e Mata Atlântica. Essa atividade interdisciplinar envolveu Língua Portuguesa e Geografia.
O mote dos haicais foi a leitura do livro Biomas, conhecer para proteger, de Fernando Carraro, que de forma objetiva e clara, explica as características de cada bioma brasileiro. A partir da leitura, os alunos fizeram pesquisas complementares sobre a fauna e flora de um bioma determinado e a seguir constituíram os versos, com a preocupação da concisão e das rimas.
Os haicais estarão expostos na biblioteca a partir de 28 de agosto e também serão declamados pelos alunos em sessões agendadas. Conheça alguns desses trabalhos:
MATA ATLÂNTICA
Hoje resta pouco,
E isso não tem graça
O que você irá fazer com essa desgraça?
Anna Clara, Carolina, Maria Eduarda Goulart – 6º E
A Praia
Vento na orla.
Pegadas na areia.
Sangue na veia.
Beatriz Mercante, Anna L. Borghi, Bruna Attadia, Julia H. Noguchi – 6º G
Raízes Profundas
Como suas almas,
Que mostram a solidão
De quem vive na estrada
Giovanna Bottini e Ana Clara Vitale 6C
Onça na Mata
Onça pintada,
Se camufla na mata
Esperando sua caça
Leonardo Brandão , Tiago Pastana e Luigi Sabio 6A
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.