Festa junina como uma grande brincadeira dançante

Festa junina como uma grande brincadeira dançante

COLÉGIO SANTA MARIA

26 de junho de 2019 | 17h20

Autoria – Karine Ramos e Maria Beatriz Rossetti

 Observar as crianças descobrindo um novo ritmo musical e brincando com as histórias culturais e cenários que contextualizam as danças é encantador. Neste clima de festa e de brincadeira cultural, as crianças da Educação Infantil preparam sua participação na festa junina do Santa Maria embaladas pela dança e brincadeira de “boi” sob a melodia de Luiz Gonzaga, grande artista da cultura popular brasileira.

 

Êi boi, êi boi
Ê boi de mangangá } bis
Quem não tem chuculatêra
Não toma café nem chá
Não toma café nem chá } bis
Não toma café nem chá

Ê boi, êi boi
Ê boi do Ceará } bis
Muié segura o menino
Que eu agora vou dançá
Que eu agora vou dançá } bis
Que eu agora vou dançá

 

O personagem “Boi” encanta as crianças que dançam, cantam e acompanham os ritmos com percussão de claves musicais. Do festival de Parintins com o Boi Caprichoso e Garantido iniciamos a brincadeira dançante, passeamos pelos personagens Matheus, cavaleiros e o “Boi de mamão do Sul do País”, o folclórico “Boitatá” e finalizamos com o Eh boi do Piauí.

 

O figurino é composto por roupa caipira tradicional para os meninos e lenço típico do caipira popular, enquanto o das meninas, saias rodadas de “Maricotinha”. Como elemento lúdico e brincante, as crianças, juntamente com suas famílias, confeccionaram os mais diversos tipos de “Boi” valorizando a natureza lúdica das crianças.

 

É neste ritmo e contexto festivo que queremos viver o mês de junho com as crianças!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: