Culinária na Educação Infantil

Culinária na Educação Infantil

Colégio Santa Maria

12 de outubro de 2016 | 07h00

Autoria – Fernanda Lugatto

Dentre as diversas atividades propostas para a Educação Infantil no Santa Maria, a culinária tem um destaque especial e é um momento muito apreciado pelas crianças. Afinal, quem não gosta de preparar delícias e depois comer em companhia dos amigos?

Culinária EI Culinária EI Culinária Culinária

Durante a culinária, as crianças participam ativamente: ajudam na escolha das receitas, exploram os ingredientes, adicionam um a um na tigela, mexem, experimentam, diferenciam sabores e cheiros, misturam tudo e aprendem muito. Depois de pronto, degustam com muito prazer!

Sempre que vamos receber alguém na escola, como os pais, por exemplo, fazemos uma culinária especial. Afinal, cozinhar é uma demonstração de carinho e dedicação ao outro.

A atividade de culinária é um excelente recurso pedagógico, pois as crianças podem observar o processo de mistura e transformação dos ingredientes; a cozinha, que é a sala de aula preparada para este fim, se converte em um autêntico laboratório e fonte de informação, repleta de aprendizagens de Física, Lógica, Matemática, Linguagem e Ciências.

São momentos que oferecem a possibilidade de investigação, de levantamento e validação de hipóteses, de vivenciar situações de contagem, de aprendizagem de noções matemáticas, de leitura da receita, de explorar os órgãos dos sentidos. Enfim… uma aula de inúmeras descobertas!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.