Culinária na Educação Infantil

Culinária na Educação Infantil

Colégio Santa Maria

12 Outubro 2016 | 07h00

Autoria – Fernanda Lugatto

Dentre as diversas atividades propostas para a Educação Infantil no Santa Maria, a culinária tem um destaque especial e é um momento muito apreciado pelas crianças. Afinal, quem não gosta de preparar delícias e depois comer em companhia dos amigos?

Culinária EI Culinária EI Culinária Culinária

Durante a culinária, as crianças participam ativamente: ajudam na escolha das receitas, exploram os ingredientes, adicionam um a um na tigela, mexem, experimentam, diferenciam sabores e cheiros, misturam tudo e aprendem muito. Depois de pronto, degustam com muito prazer!

Sempre que vamos receber alguém na escola, como os pais, por exemplo, fazemos uma culinária especial. Afinal, cozinhar é uma demonstração de carinho e dedicação ao outro.

A atividade de culinária é um excelente recurso pedagógico, pois as crianças podem observar o processo de mistura e transformação dos ingredientes; a cozinha, que é a sala de aula preparada para este fim, se converte em um autêntico laboratório e fonte de informação, repleta de aprendizagens de Física, Lógica, Matemática, Linguagem e Ciências.

São momentos que oferecem a possibilidade de investigação, de levantamento e validação de hipóteses, de vivenciar situações de contagem, de aprendizagem de noções matemáticas, de leitura da receita, de explorar os órgãos dos sentidos. Enfim… uma aula de inúmeras descobertas!