Corpo que cresce, aparece e aprende!

Corpo que cresce, aparece e aprende!

COLÉGIO SANTA MARIA

01 Junho 2016 | 07h30

Autoria: Claudia R. Simões Lacerda

 

O desenvolvimento da imagem do corpo estruturado, condição para o crescimento saudável de qualquer pessoa, especialmente das crianças, acontece por meio das interações do organismo com o meio. Para os pequenos, o corpo é a ferramenta pela qual pesquisam, descobrem, aprendem e apreendem sobre o meio físico e social. É uma espécie de “corpo-ferramenta”, que investiga, segura, toca, mexe, pula, corre, cai, tromba, pinta, dança, brinca, procura, olha, escuta.

 

Nesta “brincadeira” de procura, acha, descobre, a criança aprende, organiza e constitui ideias e pensamentos e, gradativamente, constrói conhecimento a respeito do mundo, das pessoas e dos objetos.

 

Na Educação Infantil do Santa Maria, consideramos fundamental propor atividades que possibilitem esta “pesquisa” corporal. Atividades diversas e múltiplas: música, desenho, literatura, faz-de-conta, teatralização, dança, pinturas, contato com a natureza. Atividades que devem ser permanentes na rotina escolar, promovendo o desenvolvimento integral da criança, afinal, corpo e cérebro são indissociáveis.

0106_IMG_5857 0106_IMG_6850 0106_IMG_7067 0106_IMG_7071 0106_IMG_7169

Mais conteúdo sobre:

Colégio Santa Maria