Colégio Santa Maria
01 Março 2016 | 08h02
Autoras: Ana Cristina Imura e Roberta Edo
Começar um novo ciclo não é fácil, mas é apaixonante. Nossos estudantes que chegam para a 1ª série do Ensino Médio no Colégio Santa Maria se deparam com o desconhecido, que produz encantamento e receio. Sensações aparentemente conflitantes.
Encantamento porque este sujeito tem maior liberdade. Sem uniforme, ele precisa aprender a escolher a roupa para a escola, uma coisa simples, mas que, nessa fase, gera insegurança de não ser aceito pelo grupo. Finalmente, ele sai para almoçar e volta para assistir às aulas à tarde. É responsável por conversar com seus pais sobre seu desempenho, um diálogo direto entre esse jovem em crescimento e sua família. Receio porque é convidado a crescer, assumir a liberdade conquistada, responsabilizando-se por suas escolhas.
Com esse olhar, nós, educadores, realizamos intervenções ao longo do 9º ano do Fundamental II com a intenção de promover a reflexão a respeito dessa nova fase de estudo e convívio, como:
Com essas ações, esperamos que nossos estudantes consigam discutir com sua família o que desejam e traçar um plano com aspirações, movimento necessário para construção da identidade adulta.