Cada macaco no seu galho

Cada macaco no seu galho

Colégio Santa Maria

01 Julho 2015 | 07h00

Projeto do Jardim II ajuda a desenvolver habilidades

Ao longo do primeiro semestre, os alunos do Jardim II do Santa Maria trabalharam o projeto “Cada macaco no seu galho”, que abrangeu diversas  áreas de conhecimento,  como Ciências Naturais, Ciências Sociais, Linguagem Oral,  Matemática, Artes  e Movimento.

0107_foto 1

“Para ampliar o olhar dos alunos para a área de Ciências Sociais, trabalhamos o modo de vida e a moradia dos macacos, relacionando e comparando  os hábitos e costumes destes animais aos nossos”, explica a professora Giseli Coli. A construção do conhecimento ocorreu a partir das discussões, pesquisas, vídeos, imagens e das produções das próprias crianças.

0107_foto 2

Os alunos observaram que os macacos vivem em pequenos grupos. Aos poucos, conforme crescem, aprimoram suas habilidades motoras.  O filhote passa a explorar tudo à sua volta e, com a curiosidade aguçada acerca de seu habitat natural e dos outros membros do grupo, se afasta da mãe e, assim, aprende a sobreviver sozinho.

0107_foto 3 0107_foto 4

Por meio deste estudo, as crianças aprimoraram diversas habilidades, entre elas: observar, investigar, conhecer, identificar, comparar, nomear e relatar aprendizagens. Ao verbalizar o que haviam aprendido, por exemplo, desenvolveram o discurso, utilizaram novas palavras incorporadas  ao seu vocabulário e passaram a contar fatos com começo, meio e fim. Recontaram também histórias sobre este animal, como Nestor e Macaco Danado. Compararam a forma física de três tipos de macacos: o sagui, o gorila e o macaco-aranha. Atividades que, certamente, colaboraram para o desenvolvimento de novas habilidades.