COLÉGIO SANTA MARIA
30 de maio de 2018 | 07h30
Autoria: Luciana Boggi Proença
As brincadeiras de roda estão presentes no dia a dia de nossas crianças. Além de divertidos passatempos, desenvolvem a oralidade, a audição, a expressão corporal e colaboram significativamente na formação dos vínculos afetivos. A alegria contagia o corpo e alma.
Pensando nisso, as turmas de Jardim I do Santa Maria, de 3 a 4 anos, vivenciam as cantigas integralmente: aprendem os movimentos, ampliam o vocabulário e as exploram das mais variadas formas.
Vivendo o momento, a criança amplia seu repertório cultural. Como diz Larrossa: “A experiência e? o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca.”
Partindo desse pressuposto, a turma do Jardim I D foi do lúdico à construção do conhecimento. A partir da cantiga “De abóbora faz melão”, o grupo dançou, cantou, observou, comparou, experimentou e descobriu.
A fala das crianças nos revela suas aprendizagens: “O melão é menor que a melancia”; “A melancia é dura”; “Achei bem docinha a melancia”; “O caroço da melancia é pequeno e o do melão é grande”. É o tipo de vivência significativa, repleta de conhecimento!
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.