Blog do Estadão – “Recordar é jogar”

Blog do Estadão – “Recordar é jogar”

COLÉGIO SANTA MARIA

01 de abril de 2019 | 07h30

Autoria: Arthur Consiglio Campelo

Dizem que recordar é viver, mas para o 6o ano do Santa Maria recordar é jogar. No início de março, os alunos foram apresentados ao projeto “Recordar é Jogar”, que os levariam a reviver jogos e brincadeiras realizados nos anos anteriores do Fundamental. Em pequenos grupos, eles coletaram informações que os ajudariam a se tornar professores de Educação Física por um dia, apresentando na aula o objetivo e as regras da prática escolhida como a mais interessante para vivenciar junto aos colegas.

Durante uma semana, os alunos “correram atrás” dos professores de Educação Física e estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, para conseguir ferramentas que os ajudassem a ministrar uma boa aula para os companheiros de sala. Após essa semana, o 6o ano começou a recordar os amigos como brincar ou jogar algo que muitos já não se lembravam nem o nome. Seja pulando corda, chutando uma bola, correndo no pega pega, não importa como, mas todos os alunos e alunas revisitaram suas lembranças com professores queridos e aulas significativas.

Foi importante perceber como todos acabavam as práticas sorrindo e se questionando como cresceram e quanto tempo passou desde que aprenderam tal brincadeira ou jogo. Não se pode esquecer que o aluno do 6o ano tem suas raízes plantadas nos anos anteriores e que são crianças em crescimento, só é preciso saber como replantar essas raízes no Ensino Fundamental II, ensinando sobre suas novas responsabilidades e a busca de autonomia. Assim, colocá-los para dar aula aos colegas, recordando jogos e brincadeiras do passado escolar, faz uma construção da ponte entre aquilo que foi e não será esquecido e daquilo que se tornará tão significativo quanto.