Biblioteca no currículo

Biblioteca no currículo

Colégio Santa Maria

21 Julho 2015 | 07h00

Atividades na Biblioteca do Santa Maria fazem parte da grade de aulas dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I

A Biblioteca Pe. Moreau do Colégio Santa Maria cumpre um importante papel na formação de seus estudantes, pois, além de disponibilizar um rico acervo de materiais, como livros, mapas, DVDs, CDs e periódicos, possui projetos de incentivo à leitura e formação do leitor em potencial.

1807_Blog1

Dentre os principais projetos, destacam-se as “Aulas de Biblioteca”, em que  as turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I vão quinzenalmente ao espaço para participar de uma atividade preparada pela equipe.

1807_Blog4

Os horários dessas aulas são fixos dentro da grade curricular das turmas, para que assim eles frequentem a Biblioteca junto com a professora e, desde pequenos, aprendam a importância desse local, quais os recursos que esse espaço oferece e os benefícios que a leitura traz à vida acadêmica e particular.

A cada aula, é feita uma contação de história e, a partir dessa história, uma atividade, que pode ser uma brincadeira, um jogo, uma encenação, uma produção de texto, um desenho, um debate ou uma simples roda de conversa sobre os temas abordados na história. Ao término da contação, as crianças escolhem os livros que serão emprestados para serem lidos em casa.

1807_Blog5 1807_Blog3

Com essas atividades, a Biblioteca busca se aproximar dos alunos, bem como tornar-se um ambiente mágico onde a imaginação e o poder das histórias presentes na leitura encantem os estudantes, que virão a se tornar leitores assíduos não por obrigação, e sim por vontade própria.